Meteorologia

  • 25 MARçO 2023
Tempo
20º
MIN 10º MÁX 21º

AO MINUTO: Mais de 3.800 mortos; Unicef alerta para crianças em risco

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre o sismo que abalou a Turquia.

AO MINUTO: Mais de 3.800 mortos; Unicef alerta para crianças em risco
Notícias ao Minuto

07:57 - 06/02/23 por Notícias ao Minuto

Ao Minuto Mundo Sismo na Turquia

Um sismo de magnitude 7,8 na escala de Richter atingiu, esta segunda-feira, o sul da Turquia e o norte da Síria. O abalo ocorreu pelas 4h17 [1h17 em Lisboa] a 33 quilómetros da capital da província de Gaziantep, no sudeste da Turquia.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), minutos após o primeiro sismo, outro abalo de 6,7 graus na escala de Richter foi registado a 9,9 quilómetros de profundidade.

Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).

Fim de cobertura. Número de mortos sobe para mais de 3.800

Hélio Carvalho | há 1 mês

Terminamos por agora a nossa cobertura AO MINUTO sobre o terramoto que abalou a Turquia e a Síria.

No fecho desta cobertura, o número mais recente divulgado pelas autoridades turcas e sírias apontava para 3.823 vítimas mortais, com as autoridades turcas a registaram pelo menos 2.300 e a Síria a registar mais de 1.400.

Obrigado por ter estado connosco.

Síria está "preparada" para coordenar ajuda em "todo o território"

Lusa | há 1 mês

O representante permanente da Síria nas Nações Unidas pediu hoje à comunidade internacional ajuda nos esforços de resgate e humanitários, após o terramoto, e assegurou que o Governo sírio está "preparado" para coordenar a assistência a "todo o território".

O diplomata salientou que se registaram 590 mortos e 1.500 feridos após o sismo de intensidade 7,8 com epicentro na Turquia e os sucessivos tremores secundários, números superiores aos mais recentes noticiados pela agência estatal síria SANA e que se referem às zonas controladas por Damasco.

Sobe para mais de 3.600 o número de mortos no sismo na Turquia e Síria

Lusa | há 1 mês

Mais de 3.600 pessoas morreram no terramoto de magnitude 7,8 na escala de Richter registado na Turquia, perto da fronteira com a Síria, de acordo com os mais recentes relatórios provisórios divulgados esta segunda-feira à noite.

Na Turquia, o registo de vítimas subiu esta segunda-feira à noite para 2.316 mortos, segundo os dados mais recentes fornecidos pela Presidência de Gestão de Emergências e Desastres (AFAD) da Turquia.

Já na Síria, o número de mortos é agora de quase 1.300, de acordo com o Ministério da Saúde e equipes de resgate.

Sismo de 7.8 em Portugal? "Maior parte de Lisboa ficava igual à Turquia"

Inês Frade Freire | há 1 mês

Afinal, se Portugal sofresse um sismo idêntico ao que a Turquia viu acontecer esta segunda-feira, "as condições seriam semelhantes às que estamos a ver agora", apontou o Engenheiro do Instituto Superior Técnico e especialista em Construções Antissísmicas.

Entrevistado pela SIC Notícias esta segunda-feira, Mário Lopes, num paralelismo entre Portugal e a Turquia, dá conta que "a maior parte de Lisboa ficava igual à Turquia".

Saiba mais aqui:

Sismo de 7.8 em Portugal? "Maior parte de Lisboa ficava igual à Turquia"

O Engenheiro do Instituto Superior Técnico e especialista em Construções Antissísmicas apontou que as catástrofes que advêm dos sismos "não têm a ver com o facto de os edifícios não resistirem", mas sim a construção não ser sólida o suficiente para resistir".

Inês Frade Freire | 23:01 - 06/02/2023

Unicef alerta para milhares de crianças em risco

Lusa | há 1 mês

A Unicef alertou hoje para o facto de milhares de crianças estarem em risco após o devastador sismo e dezenas de réplicas que atingiram hoje a Turquia e a Síria, expondo famílias a baixas temperaturas e a deslocações forçadas.

"É provável que milhares de casas tenham sido destruídas, deslocando famílias e expondo-as aos elementos numa altura do ano em que as temperaturas descem regularmente abaixo de zero e a neve e a chuva gelada são comuns. Fortes tempestades de neve atingiram recentemente partes da Síria e da Turquia, estando previstas temperaturas negativas nos próximos dias", indicou o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em comunicado.

Resumo

Hélio Carvalho | há 1 mês

Já passa da meia-noite na Turquia e na Síria, onde os termómetros caem para temperaturas negativas e muitos têm de superar a noite sem um abrigo. Eis o que se sabe sobre o terramoto que abalou os dois países:

  • Um terramoto de 7.8 na escala de Richter fez tremer a região durante a madrugada desta segunda-feira, destruindo milhares de edifícios pela região leste e sudeste da Turquia, e norte da Síria. Uma intensa réplica de 7.5 na escala de Richter foi registada durante a manhã, provocando ainda mais estragos às infraestruturas frágeis e danificadas;
  • O último balanço das autoridades turcas e sírias (tanto governamentais como da oposição) dão conta de mais de 3.500 mortos, mas os especialistas acreditam que o número total de vítimas mortais possa ascender a mais de 10.000;
  • O epicentro da réplica situa-se perto de Kahramanmaraş e o epicentro do primeiro terramoto foi registado perto de Gaziantep, onde vários locais históricos, como um icónico castelo, foram também destruídos;
  • Vários países já acionaram meios de socorro e equipas de resgate para ajudar a população. Os Estados Unidos prometeram ajuda, a União Europeia acionou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil, e a Ucrânia e a Rússia disponibilizaram-se em ajudar a Turquia (que tem sido um importante mediador no conflito). Até Israel mostrou-se pronta a apoiar, apesar das intensas divergências diplomáticas entre Telavive e os dois países a quem dirige ataques aéreos;
  • O presidente turco, Recep Tayyip Erdoğan, decretou sete dias de luto nacional pelas vítimas mortais, que durará até à meia-noite do dia 12 de fevereiro;
  • Segundo o Governo português, não há para já qualquer cidadão português ferido ou morto pelo sismo.
  • Organizações não-governamentais, como a Human Rights Watch ou o International Rescue Committee, estão a pedir também que seja aumentada a ajuda internacional no norte da Síria, onde a população, gravemente afetada pelas consequências da guerra que dura há mais de dez anos, encontra-se agora ainda mais fragilizada.

Edifício desaba em Antep perto de equipa de resgate

Hélio Carvalho | há 1 mês

Continuam a chegar mais vídeos sobre a destruição e o desabamento de edifícios na Turquia e na Síria. Num vídeo publicado por um jornalista do The Economist, é possível ver uma equipa de resgate em Antep a procurar por sobreviventes num edifício, enquanto que outro, na mesma zona, desaba também.

Novo balanço aponta para mais de 3.500 mortos

Tomásia Sousa | há 1 mês

De acordo com um novo balanço, pelo menos 3.554 pessoas morreram na sequência do terramoto sentido na Turquia e na Síria. Só na Turquia há registo de 2.316 vítimas mortais.

Número de mortos ultrapassa os 3.000

Hélio Carvalho | há 1 mês

À medida que a noite e as temperaturas geladas se abatem sobre a região, as autoridades sírias e turcas voltaram a atualizar o número de mortos oficial, para mais de 3.000 vítimas.

A maioria das mortes foram registadas na Turquia onde, até agora, morreram 1.762 pessoas. O governo sírio diz que, nas zonas que controla, morreram pelo menos 538 pessoas, enquanto que as regiões controladas pela oposição ao regime dão conta de mais de 700 mortos.

O número deve continuar a subir ao longo das próximas horas, sendo que os especialistas acreditam que poderão ser registadas 10.000 mortes.

Palestina envia duas missões humanitárias para apoiar Turquia e Síria

Hélio Carvalho | há 1 mês

O ministério dos Negócios Estrangeiros da Palestina anunciou que a nação vai enviar duas missões humanitárias para ajudar as operações de socorro na Síria e na Turquia.

Número de vítimas continua a subir. Há mais de 2.700 mortos

Hélio Carvalho | há 1 mês

O número de mortos voltou a ser atualizado, ultrapassando-se as 2.700 vítimas mortais por causa do terramoto desta manhã. No total, segundo o balanço citado pela Sky News, as autoridades da Síria e da Turquia registaram 2.730 mortos.

A maioria dos óbitos foram registados na Turquia, onde morreram, até agora, 1.762 pessoas. Na Síria, o governo diz que foram registadas 528 vítimas mortais, enquanto que as regiões controladas pela oposição ao regime falam em 430 mortos.

'Vice' do Hatayspor confirma: "Atsu ainda está debaixo dos escombros"

Notícias ao Minuto | há 1 mês

Mustafa Özat, vice-presidente do Hatayspor, deu novidades sobre o ex-FC Porto Christian Atsu, futebolista ganês que se encontra desaparecido despois do trágico sismo que atingiu a Turquia nesta segunda-feira.

Em declarações à estação televisiva turca Play Spor, o dirigente confirmou que Atsu e o diretor desportivo Taner Savut ainda se encontram debaixo dos escombros.

'Vice' do Hatayspor confirma: "Atsu ainda está debaixo dos escombros"

Ex-jogador do FC Porto está desaparecido após o grave sismo na Turquia. Diretor desportivo Taner Savut também está incontactável.

Notícias ao Minuto | 18:51 - 06/02/2023

Ancara prepara evacuações. "Queremos tirar pessoas de forma controlada"

Lusa | há 1 mês

O governo turco anunciou, esta segunda-feira, que, a partir de terça-feira, vai organizar uma retirada controlada das zonas mais devastadas pelos fortes sismos que deixaram mais de 1.600 mortos no país e milhares de edifícios inabitáveis.

"Os que quiserem sair com seus próprios veículos e pelos próprios meios podem sair. Queremos tirar as pessoas da região [terça-feira] de forma controlada", disse o vice-presidente turco, Fuat Oktay.

Ancara prepara evacuações. "Queremos tirar pessoas de forma controlada"

O governo turco anunciou, esta segunda-feira, que, a partir de terça-feira, vai organizar uma retirada controlada das zonas mais devastadas pelos fortes sismos que deixaram mais de 1.600 mortos no país e milhares de edifícios inabitáveis.

Lusa | 18:34 - 06/02/2023

Erdogan decreta sete dias de luto nacional

Hélio Carvalho | há 1 mês

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, decretou sete dias de luto nacional pelas vítimas mortais no terramoto desta segunda-feira, tendo sido contabilizadas, para já, mais 2.600 mortos.

Assim, as bandeiras dos edifícios governamentais ficarão a meia-haste até ao dia 12 de fevereiro, no domingo.

Nova atualização aumenta número de mortos para 2.619

Hélio Carvalho | há 1 mês

O número de mortos voltou a ser atualizado há momentos pelas autoridades dos dois países afetados, superando agora os 2.600, diz a Sky News. Há a registar um total de 2.619 mortos, com 1.651 vítimas mortais a serem contabilizadas na Turquia e quase mil na Síria.

Dentro da Síria, as autoridadades governamentais registaram 538 mortos, enquanto que, nas regiões ocupadas pela oposição a Bashar al-Assad, há 430 mortos.

"Sismo? É rezar a Deus para sair vivo. Não tens tempo para reagir"

Francisco Amaral Santos | há 1 mês

Marco Paixão não esconde o choque por aquilo que viu e viveu nas últimas horas em Izmir, cidade turca que também foi abalada pelo sismo que se fez sentir na Turquia na madrugada desta segunda-feira. Em declarações exclusivas ao Desporto ao Minuto, o ponta de lança português, que alinha nos turcos do Altay, mostrou-se consternado, apesar de já ter alguma experiência neste tipo de fenómenos.

Leia aqui a entrevista a Marco Paixão:

"Sismo? É rezar a Deus para sair vivo. Não tens tempo para reagir"

Avançado português que está na Turquia há cinco anos descreve, em exclusivo ao Desporto ao Minuto, as últimas horas vividas.

Francisco Amaral Santos | 17:38 - 06/02/2023

Número de mortos superou os 2.500, quase 1.000 na Síria

Hélio Carvalho | há 1 mês

A Sky News avança que o número de mortos superou os 2.500, segundo os dados providenciados pelas autoridades turcas e sírias. No total, foram contabilizados 2.579 vítimas mortais do terramoto.

A maioria dos mortos foram registados na Turquia, com 1.651 mortos. O governo da Síria registou 538 mortos, enquanto que, nas áreas retidas pela oposição ao regime de Bashar al-Assad, o número de mortos vai em 390.

Estima-se que o número total de mortos possa atingir os 10.000, à medida que as autoridades vão retirando pessoas dos escombros dos milhares de edifícios que desabaram.

Sismo na Turquia sentido nas redes sísmicas nacionais

Lusa | há 1 mês

As redes sísmicas nacionais registaram hoje o violento sismo que abalou a Turquia e a Síria, mas, segundo o IPMA, "não tem nada de excecional", por se encontrarem a cerca de 5.000 quilómetros do epicentro.

Em declaração à agência Lusa, o chefe de divisão de geofísica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Fernando Carrilho, adiantou que se trata de "um sismo de grande dimensão que é registado globalmente" e que "os instrumentos são muito mais sensíveis. São capazes de detetar movimentos muito mais pequenos, que escapam ao nosso sentido. Não tem nada de excecional. O registo foi feito em Moncorvo, mas também em todos os pontos da rede sísmica nacionais: Continente, Madeira e Açores".

Sismo na Turquia sentido nas redes sísmicas nacionais

As redes sísmicas nacionais registaram hoje o violento sismo que abalou a Turquia e a Síria, mas, segundo o IPMA, "não tem nada de excecional", por se encontrarem a cerca de 5.000 quilómetros do epicentro.

Lusa | 17:22 - 06/02/2023

 

Jorge Jesus e equipa técnica seguros depois de sismo trágico na Turquia

Rodrigo Querido | há 1 mês

Jorge Jesus e a equipa técnica do Fenerbahçe estão bem, depois do trágico sismo que atingiu a Turquia esta segunda-feira. A informação foi apurada pelo Desporto ao Minuto junto de fonte ligada ao treinador português.

 Saiba mais aqui:

Jorge Jesus e equipa técnica seguros depois de sismo trágico na Turquia

Fenerbahçe, orientado pelo treinador português, tinha jogo marcado para esta segunda-feira, mas a partida foi adiada.

Rodrigo Querido | 17:36 - 06/02/2023

AIEA diz que não há danos nas centrais nucleares turcas

Hélio Carvalho | há 1 mês

A Agência Internacional de Energia Atómica afirmou através do Twitter que, segundo garante a autoridade nuclear turca, não há registo de danos provocados pelo terramoto nas centrais nucleares do país. A AIEA também afirma que não houve impacto numa central nuclear ainda em construção.

Síria nega pedido de ajuda a Israel

Lusa | há 1 mês

O governo sírio pediu hoje ajuda internacional para fazer face às consequências do violento sismo que abalou a Síria e a Turquia, mas negou ter pedido a Israel o apoio que o primeiro-ministro israelita, Benjamim Netanyahu, disse ter aprovado.

"Como poderia a Síria pedir ajuda a uma entidade que matou e participou no assassínio de sírios nas últimas décadas e anos?", disse uma fonte do Governo sírio, em Damasco, citada pela agência noticiosa France-Presse (AFP), salientando que o pedido foi feito aos Estados da ONU.

Sismo na Turquia. Síria nega pedido de ajuda a Israel

O governo sírio pediu hoje ajuda internacional para fazer face às consequências do violento sismo que abalou a Síria e a Turquia, mas negou ter pedido a Israel o apoio que o primeiro-ministro israelita, Benjamim Netanyahu, disse ter aprovado.

Lusa | 16:48 - 06/02/2023

Vídeo demonstra destruição em Kahramanmaraş

Hélio Carvalho | há 1 mês

Um vídeo publicado por um jornalista da Reuters em Kahramanmaraş, perto do epicentro do terramoto, mostra a destruição provocada pelo sismo vista a partir da estrada.

Jogador do Yeni Malatyaspor saltou do segundo andar durante sismo

Notícias ao Minuto | há 1 mês

O sismo que abalou a Turquia, na madrugada desta segunda-feira, provocou várias mortes e feridos e aos poucos vão surgindo relatos ligados aos jogadores do futebol profissional. É o caso de Baris Basdas, jogador alemão do Yeni Malatyaspor, que teve de ser hospitalizado depois de saltar de um segundo andar, conforme revela o BILD.

A publicação alemã cita o assessor Serdar Topcu, que garante que Basdas saltou diretamente da janela da sua residência para a rua e feriu gravemente um dos pés.

Jogador do Yeni Malatyaspor saltou do segundo andar durante sismo

Baris Basdas ficou gravemente ferido num pé.

Notícias ao Minuto | 16:44 - 06/02/2023

Número de mortos no terramoto na Síria e Turquia sobe para 2.469

Hélio Carvalho | há 1 mês

O número de mortos no terramoto na Síria e na Turquia foi atualizado pelas autoridades locais para 2.469 pessoas. O valor atualizado é avançado pela Sky News.

As autoridades turcas registaram, até agora, 1.541 mortes, enquanto que o governo da Síria dá conta de 538 vítimas mortais. Já as autoridades regionais sírias nas zonas ocupadas pela oposição apontam para 390 mortes.

Presidente da federação turca de futebol cancela viagem a Portugal

Lusa | há 1 mês

O presidente da Federação Turca de Futebol (TFF) cancelou a viagem a Portugal prevista para esta semana, para visitar a Cidade do Futebol, em Oeiras, e alguns clubes de Lisboa, informou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

"Mehmet Buyuykeksi, o líder da TFF, viajaria acompanhado do secretário-geral, Ibrahim Burkay, e iria visitar o centro de treinos do Benfica, no Seixal, do Sporting, em Alcochete, e do Estoril Praia, além da Cidade do Futebol", lê-se no sítio oficial da FPF na Internet.

Chanceler alemão expressa condolências e "envia ajuda"

Lusa | há 1 mês

O chanceler alemão, Olaf Scholz, expressou condolências à Turquia após um terramoto que fez hoje mais de 2.300 mortos em território turco e sírio e ofereceu ajuda.

"Com consternação, acompanhamos as notícias do terramoto na fronteira Turquia-Síria. O número de mortos está a aumentar constantemente", lamentou Scholz, acrescentando que "a Alemanha, naturalmente, enviará ajuda".

FC Porto reage após desaparecimento de Atsu: "Que tudo se resolva"

Notícias ao Minuto | há 1 mês

O FC Porto recorreu às redes sociais, esta segunda-feira, para lamentar as vítimas provocadas pelo sismo que abalou a Turquia e a Síria durante as últimas horas. Em nota oficial, os dragões também manifestaram preocupação por conta do desaparecimento de Christian Atsu, jogador que passou pelo Dragão que está incontactável após o abalo. 

"Estamos com o povo turco e sírio e com todos os afetados pelos efeitos do sismo que assolou aquela região. É, também, com consternação que escutamos as notícias sobre o nosso ex-atleta Christian Atsu, que continua desaparecido. Que tudo se resolva pelo melhor", escreveram os dragões. 

Chipre oferece-se para enviar ajuda humanitária à Turquia

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O Chipre, um país que Ancara não reconhece oficialmente, ofereceu-se, esta segunda-feira, para enviar ajuda humanitária à Turquia, na sequência do sismo desta madrugada.

Segundo um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Chipre, citado pelo jornal britânico The Guardian, o governo cipriota expressou “profunda tristeza pelas numerosas vítimas dos terramotos” e manifestou “sinceras condolências às famílias das vítimas”.

“As catástrofes naturais não distinguem as pessoas e as nacionalidades”, lê-se ainda. “Somos solidários com todos aqueles que sofrem e com as famílias das vítimas e estamos prontos a contribuir para os esforços humanitários da comunidade internacional”.

"Temos companheiros nossos soterrados. É uma tragédia sem precedentes"

Notícias ao Minuto | há 1 mês

Willian Arão, atulamente no Fenerbahçe, clube orientado por Jorge Jesus, relatou, durante uma entrevista à GloboNews, o clima de luto, medo e devastação que se vive na Turquia, após o terramoto de 7,8 assolar solo turco, mas também a Síria.

"Estamos a assistir a esta situação de uma forma devastadora, porque é uma tragédia sem precedentes. Os turcos são muito patriotas. Estão todos mobilizados para tentarem ajudar, para tentarem prestar serviço de alguma forma. Temos companheiros de trabalho que estão soterrados, as suas famílias também, é uma tragédia imensa", começou por dizer Arão.

Saiba mais aqui.

Boris lamenta terramotos numa "área que lida com consequências da guerra"

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, lamentou, esta segunda-feira, os terramotos registados na Síria e na Turquia, que atingiram uma “área que lida com as consequências da guerra”.

“Cenas desoladoras da Turquia e da Síria. Tão cruel que estes terramotos tenham atingido uma área que lida com as consequências da guerra. Vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para ajudar e garantir que essas cidades se erguem novamente”, escreveu no Twitter. 

Primeira equipa italiana já está a caminho da Turquia

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O Departamento de Proteção Civil do governo de Itália anunciou, esta segunda-feira, que a primeira equipa de apoio às operações de resgate na Turquia já está a caminho do país. A equipa é composta por membros da Proteção Civil e dos Bombeiros. 

 

ONU faz minuto de silêncio em homenagem às vítimas do sismo

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

A Organização das Nações Unidas (ONU) fez, esta segunda-feira, um minuto de silêncio em homenagem às vítimas mortais do sismo que abalou a Síria e a Turquia. Num discurso, o secretário-geral da ONU, António Guterres, revelou que já esteve na região afetada pelo terramoto e que "nunca esquecerá a generosidade das pessoas".

"É tempo, para todos nós, de mostrar a mesma solidariedade que eu testemunhei numa zona com refugiados que fugiam de um conflitos mais complicados de sempre", afirmou.

"Canadá está pronto a prestar assistência", anuncia Justin Trudeau

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, afirmou, esta segunda-feira, que o “Canadá está pronto a prestar assistência” à Turquia e à Síria após o sismo que abalou os dois países esta madrugada.

“Os relatórios e imagens da Turquia e da Síria são devastadores. Os nossos pensamentos estão com todas as pessoas afetadas por estes grandes terramotos, e os nossos corações vão para aqueles que perderam entes queridos. O Canadá está pronto a prestar assistência”, escreveu no Twitter.

Reino Unido vai enviar especialistas e equipamento para a Turquia

Lusa | há 1 mês

O Reino Unido vai enviar especialistas e cães treinados para a Turquia para ajudar a resgatar as vítimas do terramoto de magnitude 7,8 desta madrugada, anunciou hoje o Governo britânico.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros precisou que vai enviar 76 especialistas em busca e salvamento, quatro cães treinados para este tipo de operações e equipamento como dispositivos de escuta sísmica, ferramentas de corte e fragmentação de betão e material para escoramento dos destroços

Pedrinho gravou momento do sismo na Turquia: "Felizmente estamos bem"

Francisco Amaral Santos | há 1 mês

Pedrinho, jogador português que alinha no clube turco Ankaragücü, confessou, em declarações ao Desporto ao Minuto, estar aliviado após testemunhar o sismo que abalou a região na madrugada desta segunda-feira. Atualmente em Ancara, na capital turca, o médio de 30 anos gravou um vídeo às 4h20 (hora local) no qual é visível o impacto do abalo. 

Veja aqui o vídeo a que o Desporto ao Minuto teve acesso.

Número de vítimas na Síria sobe para 810. Total para mais de 2.300

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

A agência de notícias Associated France-Presse (AFP) avançou, esta segunda-feira, que o sismo que abalou a Síria e a Turquia provocou um total de 810 vítimas mortais em território sírio. São mais 59 do que os anteriormente avançados. 

Contando com as 1.498 vítimas registadas na Turquia, o terramoto provocou, até agora, um total de 2.308 mortos.

Sismo? "Até é maior a tragédia na Síria do que na Turquia", diz Marcelo

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, manifestou hoje, em Olhão, solidariedade com os povos da Turquia e da Síria, atingidos por um terramoto de magnitude 7,8 na escala de Richter, que provocou cerca de 2.200 mortos.

Marcelo Rebelo de Sousa expressou a solidariedade às vítimas do sismo em declarações aos jornalistas à margem de uma visita a uma escola em Olhão, realizada hoje de manhã para manifestar o apoio às autoridades locais e a um cidadão estrangeiro agredido e roubado por um grupo de jovens, em 25 de janeiro, numa ação divulgada publicamente num vídeo publicado nas redes sociais, que motivou indignação e condenação por parte das autoridades portuguesas.

É uma tragédia e, se me permitem, até é maior a tragédia na Síria, do que na Turquia. É evidente que, na Turquia, ocorre-nos pensar mais rapidamente no que aconteceu, porque é um país mais próximo, mas cá está, com outras estruturas e o número de vítimas foi muito inferior àquilo que se imagina que é na Síria", afirmou o Presidente da República.

Guterres "profundamente triste com notícias" sobre terramoto

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, afirmou, esta segunda-feira, estar “profundamente triste com a notícia dos devastadores terramotos” na Turquia e na Síria. 

“Estou profundamente triste com a notícia dos devastadores terramotos na Turquia e na Síria e apresento as minhas sinceras condolências às famílias das vítimas”, escreveu na rede social Twitter, acrescentando que a ONU “está pronta a apoiar os esforços de resposta de emergência”.

Português na Turquia: "Cada 10, 15 minutos sente-se uma réplica"

Notícias ao Minuto | há 1 mês

Em plena tentativa de dar a volta ao mundo de minimoto, o português André Sousa, que se encontrava apeado em Gaziantep, deu o seu testemunho sobre o sismo que abalou o sul da Turquia na madrugada desta segunda-feira, resultando em milhares de mortos e feridos.

"Foi uma experiência para contar no futuro, mas nada agradável de momento. Saltou tudo fora das paredes. Eram 4h15 da manhã e senti o terramoto porque começaram a cair as garrafas que estavam no parapeito da cama em cima da minha cabeça", contou o português à SIC Notícias.

Saiba mais aqui.

Turquia fecha todas as escolas até à próxima segunda-feira

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O Ministério da Educação da Turquia anunciou, esta segunda-feira, que todas as escolas do país irão permanecer encerradas até à próxima segunda-feira, dia 13 de fevereiro. A decisão, aponta a agência de notícias Al Jazeera, deve-se ao sismo que assolou hoje o país e provocou a morte de mais de 1.498 habitantes da Turquia.

 

Governo israelita aprovou um pedido de ajuda para a Síria

Lusa | há 1 mês

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, anunciou que "aprovou" o envio de ajuda para a Síria, após o terramoto que atingiu hoje o território sírio e a Turquia e que provocou mais de 1.500 mortes.

"Israel recebeu um pedido de ajuda humanitária para a Síria proveniente de uma fonte diplomática e eu aprovei-o", afirmou Benjamin Netanyahu, aos parlamentares do seu partido (Likud).

Contabilizados pelo menos 2.200 mortos, 1.498 dos quais na Turquia

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O número total de vítimas mortais após o sismo que abalou, esta segunda-feira, a Turquia e a Síria, subiu para 2.249. Segundo a Sky News, registaram-se 1.498 vítimas na Turquia e 751 em todo o território sírio. De sublinhar que, na Síria, registam-se 371 vítimas em território controlado pelo governo e 380 em território controlado pelos rebeldes. 

 

"Estou profundamente triste com a perda de vidas", diz Biden

Lusa | há 1 mês

O presidente dos EUA, Joe Biden, lamentou hoje o sismo ocorrido na Turquia e na Síria, que provocou milhares de mortos, e ofereceu a estes países toda a ajuda necessária.

"Estou profundamente triste com a perda de vidas e a devastação causada pelo sismo na Turquia e na Síria. Dei instruções à minha equipa para que continue a acompanhar de perto a situação, em coordenação com a Turquia, e forneça toda a ajuda necessária", disse o Presidente norte-americano numa mensagem divulgada nas redes sociais.

Quaresma manifesta "solidariedade" com o povo turco

Lusa | há 1 mês

O português Ricardo Quaresma manifestou hoje a sua "solidariedade" para com o povo da Turquia, país vítima de um devastador sismo e onde o futebolista competiu ao serviço do Besiktas e do Kasimpasa.

"Quero expressar toda a minha solidariedade para com o povo turco nestes momentos difíceis que estão a atravessar. As minhas orações estão com as famílias das vítimas", escreveu o internacional luso na sua conta na rede social Instagram.

FPF solidariza-se com as vítimas e disponibiliza-se para ajudar

Lusa | há 1 mês

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) manifestou hoje solidariedade para com as vítimas do sismo que abalou a Turquia e a Síria, que causou mais de 1.800 mortos, e disponibilizou-se para "ajudar em tudo o que for possível".

"Em nome da Federação Portuguesa de Futebol, gostaria de transmitir a todo o povo turco e sírio, nações amigas de Portugal e da nossa Seleção Nacional, o nosso profundo pesar e consternação pela tragédia ocorrida esta madrugada e que ceifou tantas vidas inocentes", refere o presidente do organismo em comunicado.

Papa diz estar "profundamente triste" pela "perda de vidas"

Lusa | há 1 mês

O Papa Francisco disse hoje estar "profundamente triste" com o forte sismo que atingiu a Turquia e a Síria, matando mais de 1.500 pessoas.

"O Papa Francisco ficou profundamente triste ao saber da enorme perda de vidas causada pelo terremoto", escreveu o cardeal secretário de Estado Pietro Parolin, num comunicado divulgado pelo Vaticano. Parolin aproveitou para enviar "sinceras condolências" aos familiares das vítimas, em nome do Papa.

Não há, para já, vítimas portuguesas no sismo na Turquia e na Síria

Notícias ao Minuto | há 1 mês

José Luís Carneiro reforçou esta tarde a solidariedade portuguesa para com o povo turco e sírio após o sismo que já vitimou cerca de 1.800 pessoas, de acordo com os últimos dados. 

"Não temos, de facto, informação de portugueses que tenham estado nesse local ou estejam confrontados com esse flagelo", disse, frisando que "temos portugueses em todas as regiões do mundo", mas as informações no Ministério dos Negócios Estrangeiros mantêm-se. 

Terramoto de hoje na Turquia é um dos mais fortes dos últimos 100 anos

Lusa | há 1 mês

O terramoto de magnitude 7,8 na escala de Richter que atingiu hoje o sudeste da Turquia, perto da fronteira com a Síria e que provocou cerca de 1.800 mortos, foi um dos mais fortes registados nos últimos 100 anos. O tremor de terra ocorreu às 4h17 (1h17 em Lisboa) de hoje, a 33 quilómetros da capital da província de Gaziantep, no sudeste da Turquia, próximo da fronteira com a Síria, a uma profundidade de 17,9 quilómetros.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) o sismo registou uma magnitude de 7,8 e sentiram-se dezenas de réplicas.

O sismo de hoje foi um dos mais fortes em 100 anos, a par do que abalou Erzincan, no leste da Turquia, em 26 de dezembro de 1939, também com magnitude de 7,8 na escala de Richter. Este terremoto de 1939 deixou mais de 32.000 mortos e provocou um 'tsunami' no Mar Negro, localizado a cerca de 160 quilómetros do epicentro.

Sismo provoca quase 1.800 vítimas mortais. Cerca de mil na Turquia

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O Ministério da Saúde da Turquia, citado pela agência de notícias Reuters, revelou, esta segunda-feira, que há a registar mais 102 vítimas mortais após o sismo desta madrugada. Segundo o novo balanço, há 1.014 mortos só na Turquia. Já na Síria, revela a AFP, registaram-se 783 vítimas mortais em todo o território. São, no total, 1.797 mortos.

Sismo. INEM em prontidão para participar nas operações de resgate

Lusa | há 1 mês

O INEM foi colocado em prontidão e está disponível para participar nas operações de resgate nos territórios afetados pelo terramoto que atingiu a Turquia e a Síria em articulação com a Proteção Civil, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

"A ativação das equipas de emergência será sempre articulada entre as instituições europeias e as autoridades dos territórios afetados", refere em comunicado o Ministério da Saúde.

O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, expressa no comunicado a sua "total solidariedade" e lamenta profundamente as vítimas do terramoto.

Treinador do Hatayspor faz apelo desesperado após sismo na Turquia

Notícias ao Minuto | há 1 mês

Volkan Demirel, antigo guardião do Fenerbahçe e atual treinador do Hatayspor, fez um apelo desesperado esta segunda-feira, na sequência do sismo que abalou a Turquia. Em lágrimas, Demirel recorreu à rede social Instagram para pedir ajuda para o povo turco, num apelo que depressa se tornou viral nas redes sociais. 

"Ajudem-nos, por favor! Há gente a morrer aqui", lamentou Volkan Demirel. 

Veja o vídeo aqui.

Luís Montenegro manifesta consternação e esperança na recuperação

Lusa | há 1 mês

O presidente do PSD manifestou-se hoje consternado e exprimiu condolências pelo violento sismo que atingiu a Turquia e a Síria, causando pelo menos 1.400 mortos, e fez votos de "rápida recuperação de tanta destruição".

"Acompanhamos consternados as notícias do sismo devastador ocorrido na Turquia e na Síria. Endereço as nossas profundas condolências pela perda de vidas humanas e também os nossos votos de esperança na rápida recuperação de tanta destruição", escreveu Luís Montenegro, numa publicação na sua conta da rede social Twitter.

Tragédia na Turquia "é o espelho do que podemos vir a sentir em Portugal"

Notícias ao Minuto | há 1 mês

João Paulo Encarnação, da Associação de Proteção Civil, referiu, esta segunda-feira, na CNN, que se Portugal for atingido por um sismo de 7.8 na escala de Ritcher, como foi a Turquia, "a situação não será muito diferente" da que estamos a observar, devido às "vulnerabilidades" que tem também no nosso país.

"Uma catástrofe desta magnitude convida-nos a todos a uma reflexão sobre as nossas vulnerabilidades. Sobre o ordenamento do território, as vulnerabilidades das estruturas do edificado, mas também da capacidade de resposta. Portanto é algo que, para além de preocupante, nos convida em pensar no passo seguinte", começou por dizer, apontando o dedo à construção e à gestão deste setor em Portugal.

"A Turquia tem um histórico revelador do edificado e aqui, uma vez mais, foram expostas, mas é preciso também referir que, em Portugal, caso ocorra algo desta natureza, a situação não será muito diferente ou será ainda mais grave do que estamos a observar porque não há preocupação, apesar de todos os alertas da comunidade científica, por exemplo, relativamente às nossas construções, com o isolamento de base que a engenharia civil tanto defende", atirou.

Tragédia na Turquia "é o espelho do que podemos vir a sentir em Portugal"

A Associação de Proteção Civil defende que, se ocorrer um sismo de 7.8 em Portugal, "a situação não será muito diferente" da que estamos a observar.

Notícias ao Minuto | 12:42 - 06/02/2023

Sismo na Turquia sentido na Gronelândia, revela sismólogo

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O sismo de magnitude 7.8 que abalou, esta segunda-feira, a Turquia e a Síria foi sentido na Gronelândia, segundo revelou o Serviço Geológico da Dinamarca e da Groenlândia.

“Os grandes terramotos na Turquia foram claramente registados nos sismógrafos da Dinamarca e da Gronelândia”, disse o sismólogo Tine Larsen à agência de notícias AFP. “As ondas do terramoto chegaram ao sismógrafo na ilha dinamarquesa de Bornholm aproximadamente cinco minutos após o início do sismo”, acrescentou.

Já “oito minutos após o terramoto, o tremor atingiu a costa oriental da Gronelândia, propagando-se ainda mais por toda a Gronelândia”. 

 

Christian Atsu, ex-FC Porto, entre os desaparecidos após sismo na Turquia

Notícias ao Minuto | há 1 mês

Christian Atsu, internacional ganês que passou pelo FC Porto entre 2010 e 2013, foi dado como desaparecido durante o sismo na Turquia, adianta a imprensa turca. Segundos os relatos veiculados, o atual jogador do Hatayaspor terá ficado preso nos escombros. 

Saiba mais aqui.

Sismo que abalou a Turquia obriga jogo de Jesus a mudar de data

Notícias ao Minuto | há 1 mês

A Turquia, assim como a Síria, foi abalada por um sismo que provocou centenas de mortos e milhares de feridos. Uma tragédia que forçou a Superliga turca a adiar todos os encontros que se iam realizar nos próximos dias, nomeadamente o do Fenerbahçe de Jorge Jesus contra o Konyaspor.

"Devido à perda de vidas, feridos e esforços contínuos de busca e resgate como resultado do terremoto sentido em muitas províncias, cujo epicentro é Kahramanmaraş e especialmente em Hatay, Gaziantep, Adana, Osmaniye, Diyarbakır, Malatya e Şanlıurfa; os jogos desta segunda-feira foram adiados para uma data posteior", pode ler-se.

"Profunda tristeza". Kuleba reitera apoio da Ucrânia à Turquia

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, afirmou que a Ucrânia "está pronta para enviar um grande grupo de equipas de resgate" para ajudar as autoridades turcas.

"Estamos a trabalhar em estreita colaboração com o lado turco para coordenar a implantação [do apoio]", sublinhou Kuleba, manifestando "profunda tristeza pela perda de vidas e pelos inúmeros danos causados pelo trágico terremoto".

"Os nossos sentimentos às famílias das vítimas e desejamos uma rápida recuperação aos feridos. A Ucrânia está pronta para fornecer todo o apoio necessário", acrescentou Kuleba, numa mensagem no Twitter dirigida ao homólogo turco, Mevlut Cavusoglu.

China junta-se à lista de países dispostos a enviar ajuda humanitária

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

A China está disposta a enviar ajuda humanitária à Turquia e à Síria, segundo revela a agência de notícias Reuters.

Patrícia Gaspar fala em "catástrofe complexa e difícil de gerir"

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

A secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, apontou, na rede social Twitter, que o sismo que abalou, esta segunda-feira, a Turquia e a Síria é “das catástrofes mais complexas e difíceis de gerir” e que “as próximas horas serão críticas” no que diz respeito às operações de resgate. 

“Pelo menos dois fortes sismos na Turquia nas últimas horas, sentidos em toda a região. Das catástrofes mais complexas e difíceis de gerir. A comunidade internacional em mobilização para apoio às autoridades turcas. As próximas horas serão críticas”, escreveu no Twitter.

"A pior catástrofe da nação desde 1939", afirma presidente turco

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, revelou, esta segunda-feira, que o terramoto que abalou o país esta madrugada foi “a pior catástrofe da nação desde 1939” e adiantou que mais de nove mil pessoas estão envolvidas nas operações de resgate.

“Estão todos a esforçar-se, apesar de a estação de inverno, o tempo frio e o terramoto que ocorreu durante a noite tornarem as coisas mais difíceis”, disse em conferência de imprensa, citado pela agência de notícias Reuters.

“Não sabemos quão elevado será o número de vítimas, uma vez que os esforços para levantar os destroços continuam em vários edifícios na zona sísmica”, acrescentou, afirmando que “hoje é um dia para 85 milhões de pessoas estarem juntas como um só coração”.

Três aeroportos turcos encerrados após sismo

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

Os aeroportos das províncias turcas de Adana, Gaziantep e Hatay encerraram, esta segunda-feira, após o sismo de magnitude 7.5 que abalou o país durante a madrugada. A notícia foi avançada pela agência de notícias Demiroren, que não avançou mais pormenores. 

Guarda-redes turco entre os desaparecidos do sismo que abalou o país

Notícias ao Minuto | há 1 mês

A mulher do treinador do Hatayspor, Volkan Demirel, partilhou uma mensagem dramática nas redes sociais, a dar conta que o guarda-redes turco Eyup Turkaslan está entre os indivíduos que ficaram presos sob os escombros após um terremoto que abalou a Turquia e a Síria.

Sobe para 1.400 o número de vítimas mortais na Turquia e Síria

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O sismo que abalou, esta segunda-feira, provocou, pelo menos, 1.400 vítimas mortais. Até ao momento, sabe-se que 912 pessoas morreram na Turquia, segundo anunciou o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

Já na Síria, de acordo com a agência de notícias Al Jazeera, que cita fontes governamentais e os serviços de emergência, há registo de 560 mortos

 

União Europeia envia dez equipas de resgate para a Turquia

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

A União Europeia enviou 10 equipas para ajudar nas operações de resgate após o sismo que abalou, esta segunda-feira, o sul da Turquia e o norte da Síria. “Dez equipas de busca e resgaste foram rapidamente mobilizadas da Bulgária, Croácia, Chéquia, França, Grécia, Países Baixos, Polónia e Roménia para ajudar nos primeiros socorros no local”, revelou o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, num comunicado.

Sismo na Turquia. Portugal disponível para integrar equipa de resgate

Lusa | há 1 mês

Portugal está disponível para integrar a equipa de apoio ao resgate de vítimas provocadas pelo sismo desta madrugada com epicentro na Turquia e que atingiu zonas da Síria, anunciou hoje o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.

Neste momento há já 11 países que mobilizaram meios para apoiar a Turquia, no quadro do Mecanismo Europeu de Proteção Civil. Nós também já transmitimos a nossa disponibilidade à União Europeia, para integrarmos essa equipa de apoio, nomeadamente ao resgate e no quadro de emergência médica", afirmou.

À entrada para a cerimónia do Dia da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da Guarda Nacional Republicana, que decorre esta manhã em Coimbra, José Luís Carneiro destacou que a Autoridade Nacional de Emergência Proteção Civil está em diálogo com as autoridades europeias, para mobilizar o apoio nacional.

"Dor indescritível". Olena Zelenska envia condolências à Turquia

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

A primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska, lamentou, esta segunda-feira, o sismo ocorrido esta madrugada na Turquia e que vitimou mais de 1.200 pessoas no país e na Síria. Numa nota, na rede social Twitter, a mulher de Volodymyr Zelensky afirmou que “a morte de centenas e o sofrimento de milhares é uma dor indescritível” e garantiu à sua homóloga turca, Emine Erdogan, que a Ucrânia “está pronta a ajudar”.

“Apesar dos nossos próprios acontecimentos trágicos, os nossos pensamentos e orações estão também com o povo da Turquia. A morte de centenas e o sofrimento de milhares de pessoas é uma dor indescritível. Emine Erdogan, estamos prontos a ajudar todos da forma que nos for possível. As minhas sinceras condolências às pessoas afetadas por esta tragédia. A Ucrânia está convosco”, escreveu.

Putin oferece a ajuda da Rússia à Turquia e Síria após sismo devastador

Lusa | há 1 mês

O presidente russo, Vladimir Putin, apresentou hoje as suas condolências aos líderes turco e sírio pela morte de centenas de pessoas no sismo que afetou os dois países e ofereceu a ajuda da Rússia.

Putin assegurou ao presidente turco, Recep Tayyip Erdogan que a Rússia está pronta a "prestar a assistência necessária", segundo um comunicado divulgado pelo Kremlin (presidência), citado pela agência francesa AFP. O líder russo também ofereceu ao Presidente sírio, Bashar al-Assad, "toda a assistência necessária" após a catástrofe provocada pelo sismo de magnitude 7,8 na escala de Richter com epicentro na Turquia, mas que atingiu também a Síria.

Putin oferece a ajuda da Rússia à Turquia e Síria após sismo devastador

O Presidente russo, Vladimir Putin, apresentou hoje as suas condolências aos líderes turco e sírio pela morte de centenas de pessoas no sismo que afetou os dois países e ofereceu a ajuda da Rússia.

Lusa | 10:52 - 06/02/2023

Criança salva de escombros de sismo na Síria. Imagens são impressionantes

Notícias ao Minuto | há 1 mês

Um vídeo divulgado pela agência Reuters, esta segunda-feira, mostra o momento em que uma criança é salva por uma das equipas de resgate na Síria, após o sismo que matou mais de mil pessoas neste país e na Turquia. As imagens impressionantes foram registadas na manhã de hoje, em Azaz, no norte da Síria.

Veja aqui.

Turquia atingida por novo sismo de magnitude 7.5 na escala de Richter

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

Foi registado, esta segunda-feira, um novo sismo de magnitude 7.5 na escala de Richter, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos. A réplica ocorreu pelas 13h24 locais [10h24 em Lisboa], na província de Kahramanmaras, menos de 12 horas após o sismo, que já vitimou mais de 1.200 pessoas. 

Costa e Santos Silva reforçam solidariedade do país com Turquia e Síria

Notícias ao Minuto | há 1 mês

"Foi com consternação que tomei conhecimento do terramoto que assolou a Turquia e a Síria. Os meus pensamentos estão com as famílias das vítimas e com todos os afetados pelo desastre. Portugal está solidário e disponível para ajudar, em coordenação com os nossos parceiros", disse o primeiro-ministro, António Costa, no Twitter.

Também o presidente da Assembleia da República enviou, através da mesma rede social, uma mensagem a estas vítimas. "Toda a solidariedade com os povos turco e sírio, vítimas do terrível terramoto que atingiu os seus países", disse Augusto Santos Silva.

Aumenta número de mortos provocados pelo sismo no norte da Síria

Lusa | há 1 mês

O terramoto registado esta madrugada com epicentro na Turquia e que atingiu zonas da Síria controladas pela oposição, além de outras regiões controladas pelo regime de Damasco, fez mais de 400 mortos em território sírio.

A província síria de Idlib, atingida pelo terramoto, é apontada como o último bastião da oposição síria e controlada pelo grupo Organização para a Libertação do Levante, uma aliança extremista islâmica que incluiu membros da antiga Frente al Nusra, antiga ramificação da Al Qaeda.

"Não parece haver vítimas portuguesas nem na Turquia, nem na Síria"

Marta Amorim | há 1 mês

"O Presidente da República lamenta as vítimas do terramoto desta manhã, tendo enviado uma mensagem solidária ao Presidente Erdogan da Turquia", pode ler-se numa nota publicada no site da presidência na manhã desta segunda-feira. "De acordo com as informações disponíveis, neste momento, não parece haver vítimas portuguesas nem na Turquia, nem na Síria", pode ainda ler-se. 

"Não parece haver vítimas portuguesas nem na Turquia, nem na Síria"

Um sismo de magnitude 7,8 na escala de Richter atingiu, esta segunda-feira, o sul da Turquia e o norte da Síria.

Marta Amorim | 10:28 - 06/02/2023

Mais de 1.200 vítimas mortais na Síria e Turquia

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O sismo que abalou, esta segunda-feira, o sul da Turquia e o norte da Síria provocou, no total, mais de 1.200 vítimas mortais. Segundo o presidente turco, Recep Tayypip Erdogan, morreram mais de 900 no país, aos quais acrescem os 320 mortos registados na Síria, reportados pela agência de notícias estatal síria.

Presidente francês e PM grego oferecem ajuda à Turquia e à Síria

Lusa | há 1 mês

O presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, ofereceram hoje ajuda à Turquia e à Síria para enfrentar as consequências do sismo que causou centenas de mortos e muitos desaparecidos. Emmanuel Macron ofereceu ajuda de emergência e enviou uma mensagem de condolências às famílias das vítimas na rede social Twitter.

"Imagens terríveis chegam até nós da Turquia e da Síria após um sismo sem precedentes. A França está pronta para fornecer ajuda de emergência à população no terreno", disse Macron.

Também o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, disse hoje que a Grécia está a mobilizar os seus recursos e vai "imediatamente" ajudar a Turquia a enfrentar as consequências do grave sismo que abalou o sudeste do país. "Sinto uma profunda tristeza pelo devastador sismo na Turquia e na Síria", disse Mitsotakis na rede social Twitter, expressando as suas "mais profundas condolências" às famílias das vítimas.

ONU prepara coordenação de assistência nas áreas afetadas pelo sismo

Lusa | há 1 mês

O escritório das Nações Unidas na Síria anunciou hoje que está a trabalhar para coordenar a assistência em todas as áreas nas províncias afetadas pelo sismo com epicentro na Turquia que matou mais de 600 pessoas em ambos os países.

"A ONU na Síria expressa as suas mais profundas condolências e solidariedade a todas as pessoas afetadas pelo terremoto desta manhã e já está a trabalhar para coordenar a assistência em todas as nossas áreas de alcance na Síria, nas províncias afetadas de Aleppo, Hama, Idlib e Latakia", divulgou o escritório da ONU na sua conta oficial no Twitter.

Sismo fez 147 mortos nas zonas controladas por rebeldes na Síria

Lusa | há 1 mês

O balanço das vítimas mortais do sismo que atingiu o sul da Turquia e o norte da Síria fez 147 mortos nas zonas controladas por rebeldes na Síria, entre as mais de 641 pessoas que morreram nos dois países. De acordo com as equipas de socorristas sírias, Capacetes Brancos, citadas pela agência France Presse, morreram pelo menos 147 pessoas nas zonas controladas e pelo menos 340 ficaram feridas com gravidade.

Pelo menos 912 pessoas morreram devido ao sismo na Turquia, diz Erdogan

Marta Amorim | há 1 mês

Pelo menos 912 pessoas morreram devido ao sismo na Turquia, diz o Presidente turco Recep Tayyip Erdogan, citado pela Sky News. 

Erdogan calculou ainda o total de feridos em 5.383. Já na Síria, novos dados da agência de notícias estatal aponta para 320.

"Estamos a falar de muita energia sísmica", diz presidente do IPMA

Beatriz Vasconcelos | há 1 mês

O presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Miguel Miranda, disse esta segunda-feira que o sismo na Turquia foi sentido pela rede portuguesa, desancando a elevada energia que foi emitida pelo abalo. 

"A nossa rede sentiu o sismo da Turquia e os seus 'after' choques, uma vez que foram superiores a uma centena, uma centena e meia, estamos a falar de muita energia sísmica. Este sismo não foi propriamente uma surpresa, no sentido e que já se realizou um exercício no quadro do sistema regional de alerta de tsunamis no qual se previa a possibilidade de um sismo nesta região", disse Miguel Miranda, em declarações à SIC Notícias. 

Número de vítimas mortais do sismo pode chegar às 10 mil

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O Serviço Geológico dos Estados Unidos da América (EUA) revelou, esta segunda-feira, que há 47% de probabilidades que o sismo na Turquia provoque a morte de entre mil a dez mil pessoas. Segundo a estimativa, há 27% de probabilidades que a catástrofe resulte em entre a cem e mil vítimas e 20% entre dez mil a cem mil.

Danos de sismo fecham dois aeroportos na Turquia. Vídeo mostra destruição

Notícias ao Minuto | há 1 mês

A pista do aeroporto de Hatay, na Turquia, ficou destruída durante o terramoto que atingiu o país e a Síria, na madrugada desta segunda-feira, dia 6 de fevereiro.

Num vídeo partilhado nas redes sociais é possível ver um homem em choque com o que tem à sua frente: Uma longa falha aberta no asfalto que atravessa transversalmente a pista e que torna impossível a aterragem de voos de ajuda internacional.

Veja aqui o vídeo.

"Apoio da Europa já está a caminho", garante Ursula von der Leyen

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou, esta segunda-feira, que a ajuda da União Europeia “já está a caminho da Turquia”.

“Estamos em plena solidariedade com o povo da Turquia e da Síria após o terramoto mortal que atingiu esta manhã. Sofremos com as famílias das vítimas. O apoio da Europa já está a caminho e estamos prontos a continuar a ajudar da melhor forma possível”, escreveu no Twitter.

Bruxelas coordena envio de equipas de resgate para a Turquia após sismo

Lusa | há 1 mês

A Comissão Europeia está a coordenar o envio de equipas de resgate dos Estados-membros para se juntar às buscas por sobreviventes após o terremoto que sacudiu hoje o sudeste da Turquia e outros países vizinhos, especialmente a Síria.

O comissário europeu de Gestão de Crises, Janez Lenarcic, assinalou, numa mensagem partilhada na rede social Twitter, que Bruxelas ativou o Mecanismo de Proteção Civil da UE e que as equipas de salvamento da Holanda e da Roménia já se estão a deslocar para a zona afetada. "O Centro de Coordenação de Resposta a Emergências está a coordenar o envio de equipas de resgate da Europa", destacou o diplomata esloveno.

Alerta de tsunami em Itália após sismo na Turquia revogado

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O Departamento de Proteção Civil do governo italiano anunciou que o alerta de tsunami, emitido após o terramoto no sul da Síria, foi revogado. O alerta esteve em vigor entre as 2h17 [3h17 em Lisboa] e as 7h15 [8h15 em Lisboa].

Reino Unido "pronto para ajudar de todas as formas que puder"

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, afirmou, esta segunda-feira, que “o Reino Unido está pronto para ajudar de todas as formas que puder”.

“Os meus pensamentos estão com o povo da Turquia e da Síria esta manhã, particularmente com os primeiros socorristas que trabalham tão corajosamente para salvar aqueles que foram apanhados pelo terramoto. O Reino Unido está pronto a ajudar de todas as formas que puder”, escreveu na rede social Twitter.

 

Balanço sobe para 641 o número de mortos na Turquia e Síria após sismo

Lusa | há 1 mês

O último balanço provisório de vítimas do tremor de terra que atingiu o sul da Turquia e o norte da Síria aumentou para 641 mortos sendo que as autoridades alertam que o número pode ser ainda mais grave devido ao grau de destruição.

Portugal "expressa total solidariedade para com a Turquia"

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O Ministério dos Negócios Estrangeiros afirmou, esta segunda-feira, estar “chocado” com a notícia do sismo e expressou “total solidariedade para com o povo e o governo da Turquia”.

“Estamos chocados com as notícias que nos chegaram da Turquie esta manhã sobre o terrível terramoto. O Governo português expressa a sua total solidariedade para com o povo e o governo da Turquia”, lê-se numa nota na rede social Twitter.

Sismo na Turquia. Imagens mostram as complicadas missões de resgate

Notícias ao Minuto | há 1 mês

Centenas de pessoas morreram, esta madrugada, vítimas de um sismo de magnitude 7,8 na escala de Richter, entre a Turquia e a Síria. Os danos causados obrigaram as autoridades dos dois países a esforços acrescidos para resgatar as vítimas dos escombros, resultando em perigosas e complicadas missões de resgate.

A Internet foi inundada, esta segunda-feira, com vídeos e publicações dos desastres nos dois países, tanto das referidas missões de resgate como dos catastróficos resultados do sismo.

Veja mais imagens aqui.

Mais de 500 mortos e milhares de feridos após sismo na Turquia e na Síria

Sara Gouveia | há 1 mês

Mais de 500 pessoas morreram em dois países, esta segunda-feira, na sequência do sismo de magnitude 7,8 na escala de Richter. Foi um dos terramotos mais fortes a atingir a Turquia em mais de 100 anos e houve réplicas por toda a região, derrubando prédios e levando a população a fugir para as ruas.

O sismo ocorreu logo após as 4h (1h em Lisboa) da manhã de segunda-feira, a 23 quilómetros a leste de Nurdagi, província de Gaziantep, com uma profundidade de 24,1 quilómetros, segundo informa o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Nurdagi está localizada ao longo da fronteira Turquia-Síria, e o terramoto foi sentido em vários países da região, incluindo na Síria e no Líbano.

Na Turquia, pelo menos 284 pessoas morreram e mais de 2.300 ficaram feridas, segundo o vice-presidente Fuat Oktay, citado pela CNN. Na vizinha Síria, pelo menos 237 pessoas morreram e mais de 630 ficaram feridas, informou a agência de notícias estatal síria SANA, citando um funcionário do Ministério da Saúde. As mortes foram relatadas em Aleppo, Latakia, Hama e Tartus.

Veja na ligação abaixo tudo o que se sabe até ao momento:

Mais de 500 mortos e milhares de feridos após sismo na Turquia e na Síria

O sismo de magnitude 7,8 na escala de Richter atingiu, esta madrugada, o sul da Turquia e o norte da Síria. Foi um dos terramotos mais fortes a atingir a Turquia em mais de 100 anos.

Sara Gouveia | 08:21 - 06/02/2023

Sismo na Turquia leva ao colapso de prédio. Veja o vídeo

Notícias ao Minuto | há 1 mês

Nas redes sociais estão já a circular vídeos que dão conta da elevada destruição causada pelo sismo que abalou, esta segunda-feira, a Turquia e a Síria. Um deles, como pode ver na galeria acima, mostra o preciso momento em que um prédio acaba por colapsar na Turquia, na sequência do sismo.

Veja o vídeo aqui.

Ucrânia "pronta para prestar assistência necessária" à Turquia

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou, esta segunda-feira, que o país “está pronto a prestar a assistência necessária” para que a Turquia possa “ultrapassar as consequências” do sismo

Numa publicação na rede social Twitter, o presidente ucraniano enviou “sinceras condolências” ao seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, ao povo turco e à família das vítimas. 

“Desejo uma rápida recuperação a todas as vítimas. Estaremos ao lado das pessoas da Turquia neste momento difícil. Prontos para prestar a assistência necessária para superar as consequências da catástrofe”, afirmou.

 

Espanha vai enviar "transporte aéreo urgente" para apoiar buscas

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchéz, manifestou, esta segunda-feira, “solidariedade” para com a Turquia e a Síria “face a um dos maiores terramotos da sua história” e revelou que, na sequência de um pedido do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, ativou a Unidade Militar de Emergências e o transporte aéreo urgente para “apoiar” as operações de resgate.

Após alerta em Itália, Meloni “segue desenvolvimentos do sismo” 

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O Palácio Chigi (sede do governo italiano) afirmou, esta segunda-feira, que a primeira-ministra, Giorgia Meloni, está a “seguir os desenvolvimentos do terramoto que atingiu a Turquia, na fronteira com a Síria”.

A governante “expressa a sua proximidade e solidariedade com as populações afetadas” e, segundo uma nota publicada na rede social Twitter, a proteção civil italiana “já forneceu a sua disponibilidade para ajudar nos primeiros socorros”.

 

Charles Michel "profundamente triste" com notícia do sismo na Turquia

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O presidente do Parlamento Europeu, Charles Michel, disse, esta segunda-feira, estar “profundamente triste ao saber” sobre o “devastador terramoto que atingiu partes da Turquia e da Síria”.

“Profundamente triste ao saber esta manhã sobre o devastador terramoto que atingiu partes da Turquia e da Síria. As minhas mais sinceras condolências às muitas famílias que perderam vidas e desejo uma rápida recuperação dos feridos”, afirmou na rede social Twitter. 

“A UE solidariza-se plenamente com vocês”, acrescentou.

 

Borrell lamenta sismo e garante que a "UE está pronta a ajudar"

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, lamentou, esta segunda-feira, o sismo que abalou a Turquia e a Síria e garantiu que a União Europeia “está pronta a ajudar”.

“Um terramoto devastador abalou a Turquia e a Síria esta manhã, ceifando a vida de centenas de pessoas e ferindo muitas mais. Os nossos pensamentos estão com o povo da Turquia e da Síria. A UE está pronta a ajudar”, escreveu na rede social Twitter.

Sismo na Turquia causa alerta de tsunami na costa de Itália

Lusa | há 1 mês

A proteção civil de Itália emitiu hoje um alerta para possíveis ondas de tsunami nas suas costas na sequência de um forte sismo de magnitude 7,8 com epicentro entre a Turquia e a Síria, segundo a agência de notícias ANSA.

Sismo na Turquia causa alerta de tsunami na costa de Itália

A proteção civil de Itália emitiu hoje um alerta para possíveis ondas de tsunami nas suas costas na sequência de um forte sismo de magnitude 7,8 com epicentro entre a Turquia e a Síria, segundo a agência de notícias ANSA.

Lusa | 07:26 - 06/02/2023

Novo balanço eleva vítimas mortais de sismo na Turquia e Síria para 360

Lusa | há 1 mês

O número de mortos na sequência do sismo de magnitude 7,8 na escala de Richter que abalou esta madrugada o sul da Turquia e norte da Síria, subiu para 360, segundo fontes oficiais. A agência turca de gestão de catástrofes e emergências declarou que o abalo matou pelo menos 76 pessoas em sete províncias do país e deixou 440 feridos.

Sismo de 7,8 na Turquia faz perto de 200 mortos no país e na Síria

Lusa | há 1 mês

Um sismo de magnitude 7,8 na escala aberta de Richter, que atingiu esta madrugada o sul da Turquia, fez pelo menos 195 mortos no país e na Síria, segundo fontes oficiais. A agência turca de gestão de catástrofes e emergências declarou que o abalo matou pelo menos 76 pessoas em sete províncias do país e deixou mais de 400 feridos.

Bom dia!

Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês

Bom dia. Damos início, esta segunda-feira, a um acompanhamento AO MINUTO sobre o sismo que abalou o sul da Turquia e o norte da Síria. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório