Presidência de Chipre apenas ficará decidida numa segunda volta eleitoral
O ex-chefe da diplomacia de Chipre Nikos Christodoulides venceu hoje as eleições presidenciais, mas ficou muito aquém do resultado necessário para evitar uma segunda volta, que se realizará no próximo domingo.

© Reuters

Mundo Chipre
Christodoulidis obteve mais de 31% dos votos, de acordo com os mais recentes resultados apurados.
No segundo lugar, com 29% dos votos, ficou o candidato apoiado pelo principal partido da oposição ao Governo, Andreas Mavroyiannis, que também disputará a segunda volta.
Averof Neophytou, líder do partido que apoia o Governo, fica de fora da segunda volta, depois de ter conseguido pouco mais de 26%, segundo dados oficiais divulgados pela estação de televisão pública.
Os três principais candidatos são vistos como uma espécie de solução de continuidade do Presidente cessante, Nicos Anastasiades, que deixa o poder após dois mandatos.
Embora Mavroyiannis concorra com o apoio da oposição governamental, foi ele quem funcionou como negociador-chefe de Anastasiades nas conversações para resolver o conflito histórico com o Chipre do Norte -- a República Turca do Chipre do Norte -, reconhecido apenas pela Turquia.
Leia Também: Candidatos em Chipre destacam historial de liderança e não problemas
Comentários
Regras de conduta dos comentários