Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Somália. União Africana investiga morte de sem-abrigo pelos seus soldados

A Missão de Transição da União Africana na Somália (ATMIS) anunciou hoje a abertura de uma "investigação independente" para esclarecer a morte de um jovem sem-abrigo em Mogadíscio durante um tiroteio que envolveu os seus soldados.

Somália. União Africana investiga morte de sem-abrigo pelos seus soldados
Notícias ao Minuto

11:00 - 04/02/23 por Lusa

Mundo Somália

"De acordo com as investigações preliminares, o incidente ocorreu depois de uma pessoa não identificada ter atirado um objeto suspeito contra um dos camiões da ATMIS", disse a missão da União Africana (UA), num comunicado publicado hoje na sua conta na rede social 'Twitter'.

"Posteriormente, a pessoa tentou subir para o camião, o que provocou uma resposta dos militares da ATMIS que escoltavam a viatura", disse.

A ATMIS indicou que "uma investigação independente sobre o incidente" foi aberta e pediu "calma enquanto as investigações decorrem".

A missão "está empenhada em proteger a vida dos civis e continuará a defender e a respeitar os direitos de todos os cidadãos somalis, conforme prescrito no seu mandato, e apoiará o Governo Federal da Somália", acrescentou, na nota oficial.

Centenas de pessoas protestaram na sexta-feira em Mogadíscio depois de soldados da missão da UA matarem a tiro um jovem sem abrigo desarmado, confirmaram à agência EFE fontes policiais e testemunhas.

"Um soldado da ATMIS num veículo militar com o logótipo da UA a patrulhar no cruzamento de El-Gaab, na estrada para o Palácio Presidencial em Mogadíscio [conhecido como Villa Somália], abriu fogo sobre um jovem sentado à beira da estrada", relatou Ibrahim Hirsi, que estava presente na altura do incidente.

Segundo Hirsi, os soldados da UA aproximaram-se do sem-abrigo e tentaram disparar contra ele com a metralhadora presa à parte superior do seu veículo, mas quando a arma não funcionou, um militar "puxou da sua AK-47 [espingarda] e disparou contra o jovem", chamado Hussein Osman.

Osman, conhecido na vizinhança, "era jovem, inofensivo e estava desarmado quando foi baleado", acrescentou Hirsi.

"Ouvi os tiros e vi o jovem no chão, a sangrar muito. Os tiros vieram das tropas estrangeiras", afirmou outra testemunha, Abdullahi Hassan, que disse ter visto o soldado com a arma na mão depois do disparo.

"Todos se reuniram à volta do corpo. As pessoas estavam zangadas e algumas não conseguiam conter a sua emoção. Foi aí que começaram a queimar pneus e a protestar contra a matança", contou.

Um dos manifestantes, Abdilatif Jama, disse: "Eles têm de nos ouvir. Não podem disparar sobre civis inocentes como animais".

O porta-voz da polícia, Sadik Duudishe, confirmou por telefone à Efe o incidente e disse que foi aberta uma investigação e marcada uma reunião entre a família da vítima e os representantes da ATMIS.

A ATMIS substituiu a anterior missão da UA na Somália, conhecida como AMISON, em abril passado, com o objetivo de continuar a apoiar as autoridades somalis na sua luta contra o grupo terrorista Al-Shebab e de reconstruir as instituições governamentais no país.

A operação, que foi lançada em 2007 e está a ser realizada sob a aprovação do Conselho de Segurança das Nações Unidas, tem cerca de 19.000 soldados do Burundi, Jibuti, Etiópia, Quénia e Uganda que, de acordo com um plano, deverão ser retirados progressivamente até dezembro de 2024.

A Somália vive num estado de guerra e caos desde 1991, quando, após o derrube do ditador Mohamed Siad Barre, o país ficou sem governo efetivo e nas mãos de milícias e senhores da guerra islâmicos.

Leia Também: Militares da União Africana na Somália matam sem-abrigo e geram protestos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório