Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Irão. Fotografias revelam danos em instalação militar atingida por drones

Fotografias de satélite revelaram danos numa instalação militar iraniana alegadamente provocados por drones israelitas, segundo uma análise da agência de notícias Associated Press (AP) hoje divulgada.

Irão. Fotografias revelam danos em instalação militar atingida por drones
Notícias ao Minuto

00:10 - 04/02/23 por Lusa

Mundo Irão

Uma análise da AP a imagens tiradas pelo Planet Labs PBC na quinta-feira mostraram danos no telhado de uma oficina em Isfahan.

Os danos correspondem a imagens transmitidas pela televisão estatal iraniana após o ataque, ocorrido em 28 de janeiro, que mostravam pelo menos dois buracos no telhado do edifício.

A estrutura assemelha-se a uma gaiola construída em torno de telhados ou viaturas blindadas para impedir a detonação direta de foguetes, mísseis ou drones.

Esse ataque ameaçou aumentar novamente as tensões na região.

Todavia, ainda se desconhece se a instalação militar em causa era uma oficina aerospacial em Isfahan, depois de alegados membros do Komala, um partido da oposição curdo que está exilado do Irão e agora está estabelecido no Iraque, terem estudado uma ofensiva.

A missão do Irão da Organização das Nações Unidas (ONU) disse à AP na noite de hoje que "não estão disponíveis informações técnicas" sobre o ataque.

"Todas as instalações militares e nucleares do Irão estão protegidas pela defesa aérea, porque sempre estão sempre sob ameaça", acrescentou a missão.

O Irão ainda não deu nenhuma explicação sobre a investida.

Têm crescido preocupações com o enriquecimento de urânio de Teerão, com um alto funcionário nuclear da ONU a alertar que o país tem combustível suficiente para construir "várias" bombas atómicas, se assim o quiser.

No entanto, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, cujo mandato anterior como chefe do Governo assistiu a um aumento de ataques contra o Irão, voltou ao cargo e reiterou que vê Terrão como a principal ameaça à segurança do seu país.

O tempo nublado foi impedindo a reprodução de imagens de satélite do local da instalação desde que foi atacada.

Leia Também: Irão. Autoridades apontam "sistematicamente" para olhos dos manifestantes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório