Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Niccolò Figà-Talamanca, detido no caso 'Qatargate', foi libertado

Niccolò Figà-Talamanca, o diretor italiano da organização não governamental (ONG) 'No Peace Without Justice', preso em relação ao chamado caso de corrupção 'Qatargate', foi libertado da prisão na Bélgica, informou hoje a agência italiana ANSA.

Niccolò Figà-Talamanca, detido no caso 'Qatargate', foi libertado
Notícias ao Minuto

20:39 - 03/02/23 por Lusa

Mundo Qatargate

Niccolò Figà-Talamanca estava detido há quase dois meses.

O responsável nega qualquer ato ilícito relacionado com alegadas tentativas do Qatar e de Marrocos de influenciar os assuntos da União Europeia (UE) através de subornos, que estão a ser investigados por procuradores belgas.

No âmbito do escândalo de corrupção 'Qatargate' havia até hoje quatro arguidos em prisão preventiva desde finais de dezembro, acusados de pertencerem a uma organização criminosa, corrupção e branqueamento de capitais. Com a saída Niccolò Figà-Talamanca passam a três os detidos.

Trata-se da vice-presidente do Parlamento Europeu Eva Kaili, que foi demitida das suas funções na instituição depois da detenção.

A par de Kaili, estão envolvidos no processo e presos na Bélgica o seu assessor e companheiro Francesco Giorgi, e o ex-eurodeputado Pier Antonio Panzeri.

A investigação conduzida pelas autoridades belgas permitiu a apreensão de malas com dinheiro no total de 1,5 milhões de euros e quatro pessoas foram indiciadas pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e participação numa organização criminosa.

Na quinta-feira o Parlamento Europeu (PE) aprovou o levantamento da imunidade dos eurodeputados Andrea Cozzolino e Marc Tarabella, na sequência de um pedido das autoridades belgas a propósito da investigação ao escândalo de corrupção.

Leia Também: Meloni reúne-se com Scholz em Berlim e anuncia visita a Kyiv

Recomendados para si

;
Campo obrigatório