Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

União Europeia prepara 10.º pacote de sanções contra a Rússia

Plano estará em vigor até 24 de fevereiro e deverá centrar-se na tecnologia.

União Europeia prepara 10.º pacote de sanções contra a Rússia
Notícias ao Minuto

16:24 - 03/02/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, anunciou, esta sexta-feira, que a União Europeia (UE) está a preparar o 10.º pacote de sanções contra a Rússia, na sequência da invasão da Ucrânia, e que o mesmo deverá entrar em vigor até 24 de fevereiro.

“O 10.º pacote está a caminho. Temos o objetivo de o ter em vigor até 24 de fevereiro”, disse a responsável, numa conferência de imprensa conjunta com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, em Kyiv.

“O plano é voltarmos a centrar-nos na tecnologia que não deve ser utilizada pela máquina de guerra russa. Por outras palavras, procuramos aprofundar os componentes que foram encontrados, por exemplo, em mísseis, para nos certificarmos de que não há disponibilidade para a Rússia para obter estas tecnologias ou para a produção dos mísseis, por exemplo, no Irão, que estamos a acompanhar de perto”, disse.

Von der Leyen, Zelensky e Charles Michel participaram hoje, em Kyiv, na 24.ª cimeira UE-Ucrânia, dominada pela invasão russa ao país, iniciada há quase um ano, e pelo processo de adesão ao bloco europeu.

O Conselho Europeu concedeu à Ucrânia o estatuto de país candidato em junho de 2022, meses depois da invasão russa, em 24 de fevereiro.

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que mais de sete mil civis morreram e cerca de 12 mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.

Leia Também: "Futuro da Ucrânia está na UE", diz presidente do Conselho Europeu

Recomendados para si

;
Campo obrigatório