Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

MNE japonês aponta ao homólogo chinês "grandes desafios" nas relações

O ministro dos Negócios Estrangeiros japonês disse ao homólogo chinês que a relação entre os dois países "enfrenta grandes desafios", face à crescente "assertividade militar" de Pequim na região.

MNE japonês aponta ao homólogo chinês "grandes desafios" nas relações
Notícias ao Minuto

07:18 - 03/02/23 por Lusa

Mundo Japão

A primeira conversa entre Yoshimasa Hayashi e Qin Gang, na quinta-feira, durou cerca de 50 minutos, indicou o Ministério dos Negócios Estrangeiros japonês, em comunicado.

"As relações Japão-China enfrentam muitos desafios e inquietações. A opinião pública no Japão em relação à China piorou drasticamente", descreveu Hayashi ao homólogo chinês, apontando a preocupação com as atividades militares "cada vez mais ativas" da China perto do território nipónico.

Hayashi referiu-se, em particular, à coordenação política e militar entre China e Rússia, e às lhas Senkaku (designadas Diaoyu pelos chineses), cuja soberania é reivindicada por Pequim e Tóquio.

O governante japonês disse que gostaria de cooperar com Qin Gang para desenvolver uma "relação construtiva e estável", especialmente nas áreas da economia verde, cuidados de saúde e intercâmbio entre pessoas, de acordo com o comunicado.

Os dois ministros trocaram pontos de vista sobre a situação na Ucrânia e confirmaram uma "cooperação estreita e contínua" na questão da Coreia do Norte, concordando em "manter uma comunicação próxima a todos os níveis".

Leia Também: Chefes da diplomacia do Japão e da China falam pela primeira vez

Recomendados para si

;
Campo obrigatório