Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

ONU pede 5,22 mil milhões para ajudar 6,8 milhões de refugiados sírios

As Nações Unidas (ONU) lançaram hoje um apelo por 5,7 mil milhões de dólares (5,22 mil milhões de euros) para ajudar 6,8 milhões de refugiados sírios e 6,1 milhões de pessoas nas comunidades de acolhimento.

ONU pede 5,22 mil milhões para ajudar 6,8 milhões de refugiados sírios
Notícias ao Minuto

23:03 - 02/02/23 por Lusa

Mundo ONU

O apelo integra o Plano Regional de Refugiados e Resiliência para a Síria e foi lançado pelo Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD).

Além de auxiliar milhões de refugiados, "o plano continuará a apoiar e complementar os esforços contínuos dos vários países anfitriões para atender as necessidades das populações afetadas" e a "fortalecer as instituições públicas que fornecem acesso a serviços básicos de qualidade", disse hoje a porta-voz da ONU Florencia Soto Niño.

As agências das Nações Unidas observaram que a crise na Síria entrará no seu 12.º ano e continua a ser uma das maiores crises de refugiados do mundo.

"As necessidades são maiores do que nunca", frisou Soto Niño no seu 'briefing' diário à imprensa, na sede da ONU, em Nova Iorque.

Na semana passada, as Nações Unidas já haviam denunciado que o número de sírios que sofre de fome (12 milhões) atingiu um novo recorde após 12 anos de guerra civil, alertando para uma "nova onda de emigração em massa".

Segundo a ONU, mais de 90 por cento da população síria vive abaixo da linha da pobreza desde que começou em 2011 a sangrenta guerra no país, que matou quase meio milhão de pessoas e devastou as infraestruturas.

A Síria, cuja economia entrou em colapso, é agora o sexto país com mais pessoas em risco de insegurança alimentar.

Leia Também: ONU alerta para aumento exponencial de chegadas de refugiados 'rohingya'

Recomendados para si

;
Campo obrigatório