Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

'Passe vermelho' para alunas a menstruar irem à casa de banho gera fúria

As regras de uma escola em Cornualha, no Reino Unido, geraram polémica, após ter sido anunciado que as raparigas que estivessem em período de menstruação devem pedir um 'passe vermelho' para aceder às casas de banho durante o horário letivo.

'Passe vermelho' para alunas a menstruar irem à casa de banho gera fúria
Notícias ao Minuto

18:55 - 02/02/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Reino Unido

Em busca de minimizar as interrupções durante o tempo letivo, a direção da Penrice Academy, em Cornualha, no Reino Unido, decidiu proibir os seus alunos de ir à casa de banho durante as aulas, podendo apenas aceder em tempos de intervalo.

As alunas que estejam em período de menstruação, no entanto, poderão pedir um 'passe vermelho' para ficar isentas desta regra, mas as novas normas não agradaram muitos dos pais desta escola britânica.

A notícia gerou fúria nas redes sociais. Uma mulher, citada pelo site de notícias Cornwall Live, disse: "Qualquer humano, criança ou adulto, deve ter permissão para usar a casa de banho a qualquer momento. Eles dificilmente vão dizer 'Senhor, estou com um pouco de diarreia'. Ou, 'Por favor, posso usar a casa de banho, começou o meu período."

“Se as escolas tratam de cuidar e nutrir as crianças, algumas dessas regras arcaicas e controladoras precisam de ser repensadas", disse a mesma.

"A emissão de um passe vermelho não é uma resposta sensata ou razoável. Isto claramente vai destacar esses jovens, que já sofrem muitas pressões, isto é uma invasão de privacidade. É provável que cause e causará constrangimento. Claramente, o consenso geral é que esta prática tem de parar", disse outra internauta citada pelo mesmo órgão de notícias local.

Lucy Gambier, diretora da Penrice Academy, defendeu, citada pela plataforma, que "os alunos são convidados a usar as instalações sanitárias no início do dia, entre as aulas, nos intervalos, na hora do almoço e no final do dia".

Sobre a questão das alunas que estejam a menstruar, o vice-diretor da mesma escola, James Hammersley, disse entender que "as meninas nem sempre podem planear a chegada da menstruação, que pode ocorrer durante as aulas", pelo que podem "solicitar passes de período vermelho por meio dos seus tutores, que podem guardar nas suas mochilas para usar quando necessário".

Leia Também: Síndrome de tensão pré-menstrual. É 'isto' que algumas mulheres sentem

Recomendados para si

;
Campo obrigatório