Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Nyusi diz que procura consensos para desativar última base da Renamo

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi disse hoje que o seu executivo procura estabelecer um consenso para o encerramento da última base da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), no âmbito dos acordos de paz.

Nyusi diz que procura consensos para desativar última base da Renamo
Notícias ao Minuto

17:45 - 02/02/23 por Lusa

Mundo PR moçambicano

"Procuramos estabelecer um consenso sobre o encerramento da última base da Renamo na província de Sofala ", disse Filipe Nyusi, durante um encontro com chefes das missões diplomáticas acreditadas em Moçambique.

Em causa está o adiamento, em dezembro, do encerramento da base central do braço armado da Renamo na serra da Gorongosa, no âmbito do processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) previsto no acordo de paz assinado com o Governo em 2019.

Entre as reclamações do principal partido de oposição em Moçambique destacam-se os atrasos nas pensões que deviam ser pagas aos guerrilheiros desmobilizados, um problema para o qual o enviado pessoal do secretário-geral das Nações Unidas a Moçambique e presidente do grupo de contacto nas negociações, Mirko Manzoni, tinha alertado.

Segundo Filipe Nyusi, a intenção do executivo moçambicano é garantir que as pensões para os guerrilheiros da Renamo sejam sustentáveis.

"Em todas sociedades e nações, quem tem direito a pensões é quem trabalhou e teve descontos. Este não é o caso, mas para o sucesso deste processo estamos a envidar esforços para que eles tenham pensões", explicou o chefe de Estado moçambicano.

O processo de DDR faz parte do Acordo de Paz e Reconciliação Nacional, assinado em 06 de agosto de 2019 entre o chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, e o líder da Renamo, Ossufo Momade.

O entendimento foi o terceiro entre o Governo da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) e a principal força da oposição, todos assinados na sequência de ciclos de violência armada entre as duas partes.

No âmbito do acordo, do total de 5.221 elementos a abranger, cerca de 4.700 (90%) já entregaram as armas, sendo que alguns foram incorporados nas Forças de Defesa e Segurança moçambicanas.

Leia Também: Parlamento moçambicano coloca eleições distritais na agenda de debates

Recomendados para si

;
Campo obrigatório