Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Diretor de zoo sacrificou quatro cabras e serviu-as em jantar de Ano Novo

Morte de um veado trouxe à tona vários casos de maus-tratos a animais num zoo do México.

Diretor de zoo sacrificou quatro cabras e serviu-as em jantar de Ano Novo
Notícias ao Minuto

15:47 - 02/02/23 por Notícias ao Minuto

Mundo México

O diretor de um jardim zoológico no sul do México roubou quatro cabras pigmeu das 10 que existiam no parque e cozinhou-as para um jantar de ano novo, segundo revelaram as autoridades locais. 

A descoberta foi feita após a morte de um veado, no início de janeiro. Tudo começou quando um morador local partilhou no seu Facebook que havia encontrado o animal ferido perto de sua casa, devido aos cães que o haviam atacado.

O homem protegeu o cervo e chamou as autoridades que o levaram para o zoológico de  Chilpancingo, em Guerrero, para ser tratado.

Contudo, o animal acabou por morrer dias depois e várias foram as associações que começaram a denunciar o local por maus-tratos, levando a que fosse feitas descobertas chocantes em torno do diretor, acusado de vender e trocar animais ilegalmente, além de os sacrificar para consumo humano.

De acordo com as autoridades, José Rubén Nava Noriega, que era diretor daquele zoo há apenas alguns meses, sacrificou e cozinhou quatro cabras nas próprias instalações do parque para um jantar de ano novo.

"Com este facto, a saúde dos consumidores está em risco porque não eram animais adequados para consumo humano", disse o secretário de Meio Ambiente e Recursos Naturais de Guerrero, Ángel Almazán Juárez, numa conferência pública citada pela imprensa internacional.

O homem foi afastado do cargo e é suspeito de tráfico de espécies, maus-tratos a animais e crimes contra a saúde. 

Além da troca de animais, ocorreram ainda vários nascimentos não registados e falsos óbitos, não se sabendo o paradeiro de pelo menos 14 espécies, incluindo um jaguarundi, um coiote, 10 répteis, uma arara bebé e um gavião-de-cauda-vermelha. 

Sobre o veado resgatado, as autoridades informaram que não foi tratado "adequadamente" e acabou por morrer. "A sua perna foi suturada sem anestesia e seus chifres foram cortados", revelaram.

Leia Também: Tintim esteve desaparecido. Voltou "torturado, espancado e queimado"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório