Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

EUA defendem segurança militar marítima em África para manter estabilidade

As Forças Navais dos Estados Unidos da América (EUA) defenderam hoje, na África do Sul, o reforço da segurança militar conjunta nas águas do continente africano para manter a estabilidade global.

EUA defendem segurança militar marítima em África para manter estabilidade
Notícias ao Minuto

15:31 - 02/02/23 por Lusa

Mundo África

"Acreditamos que a segurança nas águas de e para o continente africano é crítica para manter um ambiente global estável e seguro, mas devido à dimensão muito grande do continente e às complexidades e situações de segurança em todos os países, também reconhecemos que um país não pode fornecer essa segurança e proteção em todo o continente sozinho", declarou o contra-almirante Chase Patrick.

Falando numa videoconferência de imprensa sobre o Exercício Obangame Express, patrocinado pelo comando dos EUA para África e conduzido pelas Forças Navais dos EUA em África até sexta-feira na costa ocidental africana, o comandante militar norte-americano adiantou que a troca de experiências "não é suficiente" para combater os crimes marítimos transnacionais nesta região do mundo.

"Este ano incluímos várias oportunidades de formação para forças marítimas e policiais na recolha e tratamento adequados de evidências [de crime]", salientou o responsável do comando-geral das Forças Navais norte-americanas Europa-África, da Sexta Frota dos EUA, acrescentando: "O processo judicial ajuda a fechar o ciclo no trabalho árduo que tem sido feito no mar pelas nossas equipas".

"Temos pessoal da guarda costeira dos EUA, bem como forças especiais do exército dos EUA a trabalhar em conjunto com os nossos parceiros e também agências como a Interpol e outras que prestaram formação em técnicas de processamento de banco de dados para acusação", salientou, referindo-se à edição deste ano do exercício naval Obangame Express.

Questionado pela Lusa sobre os principais riscos à segurança marítima na África Austral, o contra-almirante norte-americano destacou "o tráfico de narcóticos ou formas ilícitas de tráfico no mar e segurança marítima".

"E a pirataria, que continua a ser um problema, essas são as áreas em que ajudamos os nossos parceiros a cooperar e a melhorar a segurança contra alguns desses desafios", avançou Chase Parick.

Participaram no exercício naval norte-americano nas proximidades de Angola, Benim, Cabo Verde, Camarões, Gana e Nigéria, cerca de 33 países, entre os quais nove europeus -- Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Holanda, Polónia, Portugal e Espanha -, segundo o comando das Forças Navais dos EUA Europa-África.

O Exercício Obangame Express 2023, de 23 de janeiro até 03 de fevereiro, contou ainda com a participação das forças navais lusófonas do Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe.

A África do Sul, que decidiu organizar exercícios navais conjuntos com a Rússia e a China, este mês, e é um dos principais parceiros dos EUA no continente africano, não integrou o Exercício Obangame Express, indicou o contra-almirante Chase Patrick.

O exercício militar multilateral Mosi II, que se realiza no âmbito do Dia das Forças Armadas da África do Sul (21 de fevereiro), está agendado para de 17 a 27 de fevereiro em Durban e Richards Bay, província de KwaZulu-Natal, sudeste do país.  

Tem havido considerável oposição à presença naval russa, uma vez que o exercício militar coincide com o aniversário da invasão russa da Ucrânia em 24 de fevereiro.

Leia Também: Costa visita na sexta-feira missão militar portuguesa na RCA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório