Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Homem acusado de crime de ódio por matar mulher negra transgénero

O caso remonta a 2019. A justiça entende que Pebbles LaDime 'Dime' Doe foi morta "devido à sua identidade de género atual e percecionada".

Homem acusado de crime de ódio por matar mulher negra transgénero
Notícias ao Minuto

13:23 - 02/02/23 por Notícias ao Minuto

Mundo LGBTQ+

As autoridades do estado norte-americano da Carolina do Sul acusaram, esta quinta-feira, dois homens pela morte de uma mulher transgénero, considerando que o alegado homicídio, cometido em 2019, cai no âmbito de um crime de ódio.

A acusação surge quase três anos depois de Pebbles LaDime 'Dime' Doe ter sido encontrada morta em Allendale, na Carolina do Sul.

A procuradoria do estado da Carolina do Sul, citada pela ABC News, acusou Daqua Ritter, um dos homens envolvidos, de matar Doe no dia 4 de agosto de 2019 "devido à sua identidade de género atual e percecionada".

Ritter, de 26 anos, enfrenta uma possível pena de prisão perpétua só pela acusação de crime de ódio, mas enfrenta ainda crimes relacionados com o facto de mentir às autoridades quando questionado sobre onde estava na altura do crime.

O segundo homem, Xavier Pinckney, de 24 anos foi acusado de dois crimes de obstrução de justiça, com a procuradoria a entender que este mentiu sobre ter-se encontrado com Ritter após o crime e omitindo aos investigadores que contactou a mulher no dia do crime.

A Human Rights Campaign (IRC) disse que a morte de Pebbles Doe foi o segundo homicídio de uma mulher transgénero na Carolina do Sul só no verão de 2019. A primeira pessoa morta nesse verão foi Denali Berries Stuckey, morta em North Charleston.

Ambas as mulheres, além de serem transgénero, foram também identificadas como afro-americanas.

Já o Departamento de Justiça aponta que é 2,5 vezes mais provável que uma pessoa transgénero seja alvo de um crime violento, do que uma pessoa cisgénero (uma pessoa cuja identidade de género corresponda ao sexo de nascença), nos Estados Unidos.

Leia Também: Nuno Markl lamenta comentários maldosos sobre atriz trans desaparecida

Recomendados para si

;
Campo obrigatório