Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Centro para investigar crimes de agressão abrirá brevemente em Haia

O centro que vai ser instalado em Haia, nos Países Baixos, para investigar eventuais crimes de agressão russos na Ucrânia, poderá entrar em funcionamento dentro de pouco tempo, anunciou, esta quinta-feira, a presidente da Comissão Europeia.

Centro para investigar crimes de agressão abrirá brevemente em Haia
Notícias ao Minuto

13:14 - 02/02/23 por Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

A ideia não é novidade, mas Ursula von der Leyen oficializou-a em Kyiv, na Ucrânia: "A Rússia tem de ser responsabilizada nos tribunais pelos seus crimes odiosos. Tenho o prazer de anunciar hoje a criação de um centro para investigar o crime de agressão que vai ser instalado em Haia [...], vamos poder lançá-lo rapidamente."

Ladeada pelo Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, no arranque de dois dias de contactos entre responsáveis da União Europeia e de Kyiv, von der Leyen referiu que "os procuradores da Ucrânia e da União Europeia estão a trabalhar em conjunto" e a "recolher provas" que comprovem os crimes cometidos pela Federação Russa desde o início da invasão, a 24 de fevereiro do ano passado.

O centro, que vai ser coordenado pela Agência da União Europeia para a Cooperação em Justiça Criminal (Eurojust), vai "obrigar Putin a pagar pela sua guerra atroz", declarou.

Moscovo também "tem de pagar a destruição que provocou e vai contribuir para a reconstrução da Ucrânia", afirmou a presidente da Comissão.

Por isso, a União Europeia está a "trabalhar com os parceiros" para encontrar uma maneira de utilizar "os bens públicos da Rússia para a reconstrução" do território ucraniano depois da guerra.

Leia Também: Parlamento Europeu exorta UE a concretizar adesão de Kyiv

Recomendados para si

;
Campo obrigatório