Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Borrell anuncia treino para 15 mil ucranianos e apoio para remover minas

O chefe da diplomacia europeia está em Kyiv, onde esteve reunido com o primeiro-ministro ucraniano, no âmbito da primeira cimeira na Ucrânia após o início da guerra.

Borrell anuncia treino para 15 mil ucranianos e apoio para remover minas

O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, está esta quinta-feira em Kyiv e já anunciou mais um apoio da União Europeia (UE) para a Ucrânia, afirmando que a Missão de Assistência Militar da UE (EUMAM) vai apoiar o treino de mais 15 mil soldados ucranianos.

Assim, o número total de soldados ucranianos treinador pelas forças militares da UE aumentará para 30 mil.

"A Rússia trouxe a guerra de volta para a Europa, mas a Ucrânia continua a lutar. Feliz por anunciar ao primeiro-ministro Denys Shmyhal que a EUMAM vai treinar mais 15 mil soldados ucranianos, elevando o número total de pessoal treinador para 30 mil", afirmou Borrell, através do Twitter.

No comunicado, o diplomata acrescentou que a EUMAM vai "dar treino especializado, incluindo formação técnica para novos equipamentos, incluindo para Leopard 2".

Borrell disse também ao líder do governo ucraniano que a UE vai dar mais 25 milhões ao país para "apoiar esforços de remoção de minas em zonas de perigo".

"Proteger civis e a sua vida é a prioridade", reiterou.

Josep Borrell faz parte da missão da UE que está presente esta quinta-feira na primeira cimeira em solo ucraniano desde o início da guerra, juntamente com Ursula von der Leyen e com os comissários do bloco europeu. É expectável que seja discutido o processo de adesão da Ucrânia: Volodymyr Zelensky tem pedido um processo mais acelerado, mas as autoridades europeias já deixaram claro que a Ucrânia não terá qualquer folga em parâmetros essenciais.

Leia Também: Ucrânia. Alemanha apresentou hoje tanques Leopard que enviará em breve

Recomendados para si

;
Campo obrigatório