Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Polícia de Los Angeles mata duplo amputado negro em cadeira de rodas

As autoridades alegam que Anthony Lowe era uma ameaça para os agentes, por ter uma faca na mão. A família, no entanto, questiona a necessidade de usar força letal contra um duplo amputado que estava a fugir na direção contrária.

Polícia de Los Angeles mata duplo amputado negro em cadeira de rodas
Notícias ao Minuto

10:44 - 02/02/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Estados Unidos

A polícia norte-americana está novamente a ser acusada de violência excessiva contra pessoas negras, depois de, no dia 26 de janeiro, perto de Los Angeles, dois agentes terem morto com oito tiros um homem afro-americano, com ambas as pernas amputadas, que fugia na direção contrária.

A polícia identificou o homem como Anthony Lowe, de 36 anos, afirmando que este terá saltado da cadeira de rodas e que foi acusado de esfaquear uma pessoa em Huntington Park, no estado da Califórnia.

Num vídeo divulgado pelas redes sociais, é possível ver os agentes a apontar as armas a Lowe. O homem estaria a segurar numa faca, e estava no chão, sem próteses (a NBC conta que este perdeu as duas pernas no ano anterior).

Lowe tenta escapar na direção contrária às autoridades, afastando-se aos saltos, até que a polícia, a passo, o atinge - primeiro com um taser e depois com cerca de 10 tiros nas costas.

O tiroteio em si não foi capturado pelas imagens de vídeo amador, mas as imagens podem ferir a suscetibilidade dos leitores mais sensíveis.

Citada pela NBC News, a família do homem criticou os métodos usados pela polícia, questionando o nível de ameaça que uma pessoa que precisa de se deslocar numa cadeira de rodas representa para as autoridades.

"Quero saber a verdade e justiça, porque se alguém tivesse morto o Anthony, que é uma pessoa com dificuldades motoras, estaria na prisão neste momento por homicídio. Não estariam suspensos com direito a salário", disse Ebonique Simon, que tem um filho de 15 anos com Anthony Lowe.

A família também contou que as informações dadas pelas autoridades têm sido inconsistentes. A polícia contou-lhes que tinha presumido que Lowe era uma pessoa sem-abrigo, apesar de este ter passado a viver com a mãe após ter ficado sem ambas as pernas. Também referiram que este carregou sobre a polícia com a faca, mas o vídeo que está a ser partilhado e os testemunhos de civis no local contrariam também essa versão.

"O mundo inteiro viu o vídeo e não foi isso que aconteceu. Nem quero que o meu filho pegue no telemóvel, não quero que ele veja o vídeo", acrescentou Ebonique Simon.

Uma irmã de Lowe também explicou que este pode ter fugido da polícia devido ao seu medo por forças de autoridade. Yatoya Toy disse que o seu irmão foi "muito afetado pela morte de George Floyd" e era muito consciente de todos os incidentes envolvendo forças de autoridade e pessoas negras, pelo que o confronto com polícias armados tê-lo-á levado a tentar escapar à detenção.

A família só foi informada da morte do homem no dia seguinte, apesar de Anthony Lowe ter consigo documentos de identificação com a morada da sua mãe.

Hugo Reinaga, da unidade de homicídios da polícia do condado de Los Angeles, disse na quarta-feira que Lowe esfaqueou um homem de 46 anos, que se encontra estável no hospital. Ainda não foi elaborado um relatório oficial sobre a intervenção, mas a polícia de Huntington Park está a investigar a ação.

A força de autoridade disse que os agentes responderam a uma denúncia de esfaqueamento, com a vítima a alegar que tinha sido atacada por um homem negro. "O suspeito saiu da cadeira de rodas, correu contra a vítima e, sem provocação, atingiu-o no lado do peito com uma faca. O suspeito voltou depois à cadeira de rodas e fugiu do local", explica.

Os dois agentes envolvidos no tiroteio foram colocados em suspensão administrativa, com direito a salário, até que sejam conhecidas as conclusões da investigação.

O movimento Black Lives Matter já reagiu à morte de Anthony Lowe, com a co-fundadora do grupo em Los Angeles, Melina Abdullah, a dizer à imprensa que não sabe "como é que a polícia consegue justificar sentir-se ameaçada por um duplo-amputado numa cadeira de rodas".

A morte de Anthony Lowe pela polícia da região de Los Angeles surge depois de outras duas mortes de cidadãos afro-americanos terem espoletado uma vaga de protestos contra a violência policial. No início do mês, também em Los Angeles, Keenan Anderson foi morto depois de ter sido excessivamente 'eletrocutado' com tasers, após ter pedido ajuda à polícia por causa de um acidente de viação.

Mais recentemente, um jovem em Memphis, Tyre Nichols, foi brutalmente agredido e morto por cinco agentes numa paragem de trânsito, depois de não mostrar qualquer resistência e de ter pedido repetidamente ajuda à mãe - sendo que o vídeo das 'bodycams' dos polícias, divulgado na passada sexta-feira, ter originado mais protestos por todo o país.

Leia Também: Centenas protestam após morte de Tyre Nichols às mãos da polícia nos EUA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório