Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Áustria expulsa 4 diplomatas russos, incluindo dois credenciados na ONU

Quatro diplomatas russos, incluindo dois credenciados nas Nações Unidas em Viena, receberam ordem de expulsão pela Áustria, uma decisão rara neste país neutro, tradicionalmente próximo da Rússia antes da invasão da Ucrânia.

Áustria expulsa 4 diplomatas russos, incluindo dois credenciados na ONU
Notícias ao Minuto

09:13 - 02/02/23 por Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

Os diplomatas russos agiram "de maneira incompatível com o seu estatuto diplomático", justificou o Ministério dos Negócios Estrangeiros austríaco, num comunicado enviado esta quinta-feira à agência de notícias AFP.

"Essas pessoas foram convidadas a deixar o território até 8 de fevereiro [próxima quarta-feira]", acrescentou a fonte, sem adiantar mais detalhes.

A Rússia tem um importante dispositivo diplomático na Áustria a nível bilateral, mas também para representá-la em várias agências da Nações Unidas, bem como na Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).

Os especialistas consideram desde a Guerra Fria que a Áustria, um país da Europa Central com nove milhões de habitantes, é um local privilegiado para a espionagem internacional.

As expulsões diplomáticas são raras no país.

A Áustria distinguiu-se da Grã-Bretanha e da maioria dos Estados europeus em março de 2018, quando se recusou a expulsar diplomatas russos em retaliação após o envenenamento do antigo espião Sergei Skripal, imputado ao Kremlin.

O país expulsou um diplomata russo acusado de espionagem em agosto de 2020, pela primeira vez na história deste Estado, que se vê como uma ponte entre o Oriente e o Ocidente.

Posteriormente, expulsou quatro diplomatas russos em abril de 2022, como parte de uma reação coordenada de países europeus após a descoberta do massacre em Bucha, um subúrbio de Kiev que se tornou um símbolo da brutalidade das forças russas.

A Áustria, um membro da União Europeia (UE) que tem uma política de neutralidade militar, enviou ajuda à Ucrânia, mas não equipamento militar, referiu a agência de notícias Associated Press (AP).

O presidente austríaco, Alexander Van der Bellen, esteve em Kiev na quarta-feira, numa viagem destinada a enfatizar a solidariedade da Áustria.

Viena sedia várias agências da ONU, incluindo a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

Leia Também: Mais de 570 diplomatas russos expulsos desde a invasão à Ucrânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório