Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

EUA. Rixa durante jogo de basquetebol em escola faz uma morte

A luta envolveu vários espetadores. As causas da morte de um dos espetadores estão a ser investigadas.

EUA. Rixa durante jogo de basquetebol em escola faz uma morte
Notícias ao Minuto

09:37 - 02/02/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Estados Unidos

Um homem de 60 anos morreu, na terça-feira, numa escola do estado norte-americano do Vermont, depois de uma rixa entre espetadores que começou num jogo de basquetebol de crianças.

Segundo conta a polícia, citada pela ABC News, as autoridades foram alertadas por volta das 19h locais, para uma "grande luta entre vários espetadores", numa escola primária em Alburgh, junto à fronteira com o Canadá.

Não se sabe o que espoletou os intensos confrontos, que decorreram entre as equipas das escolas de Alburgh e St. Albans, duas escolas, com crianças com idades entre os 12 e os 13 anos.

A NBC explica que a rixa tinha terminado quando os agentes chegaram ao local, com alguns dos participantes a abandonarem o local antes das autoridades terem hipótese de as questionarem.

Um desses espetadores foi Russell Giroux, de 60 anos, que acabou por necessitar de ajuda médica. Giroux, natural de Alburgh, ainda foi encaminhado para um hospital, onde acabou por morrer.

A uma televisão local, outro espetador disse que houve insultos raciais durante o jogo, mas a luta começou quando alguns pais protestarem de forma mais agressiva a uma decisão da equipa de arbitragem.

Alertamos para a violência das imagens, recordando que a luta resultou na morte de uma pessoa.

As autoridades estão a investigar a causa da morte do homem e está a ser realizada uma autópsia em Burlington, a maior cidade do estado situado no nordeste dos Estados Unidos.

Já a união de agrupamentos escolares que gere o estabelecimento em Alburgh lamentou o incidente, considerando "trágica" a morte de Russell Giroux.

"O nosso objetivo é recordar e educar os nossos alunos e famílias que a nossa cultura escolar é familiar, comunitária e carinhosa. Precisamos que os alunos e a comunidade se compromete com a cultura positiva que a nossa comunidade escolar espera e merece", disse Beth Hemingway, a diretora da escola, e outras autoridades escolares locais, numa carta conjunta.

A diretora também elogiou os treinadores e jogadores de ambas as equipas, assim como o staff, por apoiarem as crianças num momento de grande tensão.

Já a união de escolas que gere a equipa adversária, a St. Albans, mostrou-se "chocada e triste" com o evento, e garantiu que vai "trabalhar nos próximos dias para apoiar os nossos alunos e famílias a lidar com as consequências da altercação e da morte de Giroux", condenando a violência demonstrada durante o jogo.

"Esperamos mais das nossas comunidades", reiterou.

Leia Também: Homem entra embriagado em colégio espanhol e perturba menores

Recomendados para si

;
Campo obrigatório