Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Pyongyang alerta para força nuclear "mais esmagadora" para combater EUA

A Coreia do Norte declarou, esta quinta-feira, estar preparada para conter os movimentos militares dos Estados Unidos com uma "força nuclear mais esmagadora", alertando para uma escalada das tensões devido aos exercícios militares de Washington e Seul.

 Pyongyang alerta para força nuclear "mais esmagadora" para combater EUA
Notícias ao Minuto

08:48 - 02/02/23 por Lusa

Mundo EUA

A declaração do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Pyongyang surgiu em resposta aos comentários do secretário de Defesa dos EUA, em visita a Seul.

Na terça-feira, Lloyd Austin disse que Washington vai aumentar o envio de equipamento militar para a península coreana, incluindo caças e porta-aviões, à medida que aumentam os treinos conjuntos com a Coreia do Sul.

O nervosismo com a segurança sul-coreana aumentou desde que a a vizinha Coreia do Norte testou dezenas de mísseis em 2022, incluindo mísseis potencialmente nucleares, projetados para atingir alvos na Coreia do Sul e nos Estados Unidos.

Um porta-voz não identificado do Ministério dos Negócios Estrangeiros norte-coreano, citada pela agência de notícias Associated Press, a expansão dos exercícios dos aliados está a ameaçar transformar a península coreana num "enorme arsenal de guerra e numa zona de guerra mais crítica".

O comunicado salientou que Pyongyang está preparado para enfrentar qualquer desafio militar de curto ou longo prazo dos aliados com a "força nuclear mais esmagadora".

"A situação militar e política na península coreana e na região atingiu uma linha vermelha extrema devido às manobras de confronto militar imprudentes e atos hostis dos EUA e forças vassalas", disse o porta-voz.

A Coreia do Sul e os Estados Unidos realizaram na quarta-feira exercícios aéreos conjuntos, com a participação de um bombardeiro estratégico B-1B e caças furtivos F-22 e F-35B da força aérea norte-americana, indicou hoje o Ministério da Defesa sul-coreano.

"Os exercícios aéreos conjuntos mostram a disposição e a capacidade dos EUA em proporcionar uma dissuasão alargada, forte e confiável contra as ameaças nucleares e de mísseis da Coreia do Norte", notou o Ministério da Defesa sul-coreano, em comunicado.

Os exercícios, os primeiros entre Seul e Washington em 2023, aconteceram no mar Amarelo (chamado mar Ocidental nas duas Coreias), para "promover as capacidades operacionais conjuntas" dos dois países, envolvendo ainda caças do tipo F-35A da Coreia do Sul.

Leia Também: Rússia acusa EUA de destruição de tratado sobre desarmamento nuclear

Recomendados para si

;
Campo obrigatório