Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Suspeitos da morte do presidente do Haiti comparecem em tribunal dos EUA

Quatro suspeitos relevantes no assassínio do presidente do Haiti apareceram hoje pela primeira vez em um tribunal federal dos EUA para enfrentarem acusações de conspiração e participação naquela morte, um dia depois de terem sido deportados.

Suspeitos da morte do presidente do Haiti comparecem em tribunal dos EUA
Notícias ao Minuto

23:16 - 01/02/23 por Lusa

Mundo Haiti

Os haitiano-americanos James Solages, Joseph Vincent e Christian Emmanuel Sanon, bem como o colombiano Germán Rivera García, aparentaram estar calmos quando entraram no tribunal federal, em Miami, com uniformes prisionais e algemados.

Não falaram na audiência, exceto para solicitar um defensor oficioso, quando a juíza Alicia Otazo-Reyes perguntou a cada um se podiam pagar a um advogado.

Otazo-Reyes leu então as acusações e designou um advogado para cada um.

Solages, de 37 anos, Vincent, de 57, e Rivera, com 44, estiveram entre os primeiros detidos, depois de Jovenel Moïse ter sido alvejado por 12 vezes na sua residência privada, nas proximidades da capital haitiana, Port-au-Prince, em 07 de julho de 2021.

Todos os três foram acusados de conspirar para cometer assassínio ou rapto fora dos EUA e dar apoio material e recursos conducentes á morte.

Sanon, com 54 anos, é acusado de conspirar para contrabandear produtos dos EUA e causar o não preenchimento de informação de exportação, bem como de contrabandear bens os EUA e dar informação errada sobre exportação.

A informação judicial disponibilizada revela que exportou alegadamente 30 coletes antibala para o Haiti, mas que estes foram descritos "vestuário médico para Raios-X e fornecimentos escolares".

Se forem condenados, Solages, Vincent e Rivera ocorrem em sentenças de prisão perpétua.

Leia Também: Estados Unidos sancionam dois políticos haitianos por narcotráfico

Recomendados para si

;
Campo obrigatório