Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Não foram encontrados documentos confidenciais na casa de praia de Biden

Informação foi avançada pelo advogado pessoal do presidente dos Estados Unidos, após buscas do FBI, como parte de uma investigação sobre documentos confidenciais.

Não foram encontrados documentos confidenciais na casa de praia de Biden
Notícias ao Minuto

18:58 - 01/02/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo EUA

Não foram encontrados documentos confidenciais durante as buscas do FBI, levadas a cabo esta quarta-feira,  na casa de praia do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em Rehoboth Beach, Delaware, segundo informou o advogado do chefe de Estado. 

"As buscas planeadas do Departamento de Justiça dos Estados Unidos na residência do presidente em Rehoboth, conduzida em coordenação e cooperação com os advogados do presidente, foi concluída", informou o advogado pessoal de Biden, Bob Bauer, num comunicado citado pela NBC News.

O advogado acrescentou que "não foi encontrado nenhum documento que fosse classificado" na residência que o presidente possui à beira-mar.

Ainda assim, os investigadores levaram consigo documentos relacionados com a sua atividade como vice-presidente de Barack Obama.

Sublinhe-se que, anteriormente, Bob Bauer havia informado que a busca do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, que foi realizada por agentes do FBI (agência dependente do Departamento de Justiça), foi "planeada" e contou com o "total apoio" do chefe de Estado norte-americano.

As buscas hoje realizadas foram as terceiras, no espaço de três meses, em que agentes vasculharam as casas de Biden em busca de documentos confidenciais que este pode ter mantido indevidamente.

Segundo foi avançado em janeiro, a equipa do Presidente encontrou, em novembro, documentos sensíveis e confidenciais da época em que Joe Biden foi vice-presidente de Barack Obama (2009-2017) e de quando foi senador (1973-2009).

Desde então, o Governo dos Estados Unidos anunciou várias vezes a descoberta de mais documentos e, a 12 de janeiro, o secretário da Justiça, Merrick Garland, avançou com a nomeação do conservador Robert Hur como procurador especial para analisar os papéis classificados como secretos e encontrados em locais privados.

Há poucos dias, foi também divulgada a descoberta de documentos na casa do ex-vice-presidente Mike Pence, situação que, somada aos papéis encontrados na mansão de Donald Trump, obrigou o Arquivo Nacional dos Estados Unidos a pedir a todos os ex-presidentes e ex-vice-presidentes do país para rever os seus registos pessoais a fim de determinar se têm documentos confidenciais.

Tanto a Casa Branca como o próprio Biden têm sublinhado a sua total disposição para colaborar nas investigações do Departamento de Justiça e tentaram distanciar-se do caso dos documentos confidenciais encontrados pelo FBI na mansão do ex-presidente Donald Trump (2017-2021), em Mar-a-Lago (Flórida).

[Notícia atualizada às 19h02]

Leia Também: EUA. FBI realiza buscas na casa de Joe Biden em Delaware

Recomendados para si

;
Campo obrigatório