Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Ucrânia? "Principais batalhas" serão "dentro de dois a três meses"

O secretário do Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia afirmou que os próximos meses serão decisivos.

Ucrânia? "Principais batalhas" serão "dentro de dois a três meses"
Notícias ao Minuto

19:35 - 01/02/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

Oleksiy Danilov, secretário do Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia, considerou que a Rússia se está a preparar para “uma escalada máxima” da guerra nas próximas semanas. Em entrevista à Sky News, transmitida na terça-feira, o responsável adiantou que os próximos meses “serão decisivos”.

“Tenho consciência de que as principais batalhas ainda estão por chegar e acontecerão este ano, dentro de dois a três meses”, disse. 

“A Rússia está a preparar-se para uma escalada máxima. Estão a reunir tudo o que é possível, a fazer exercícios e treinos. Quando se trata de uma ofensiva de diferentes direções, posso dizer que não excluímos qualquer cenário nas próximas duas a três semanas”, acrescentou.

Já no fim de semana, em declarações à Rádio Svoboda, Oleksiy Danilov tinha referido que é provável que a Rússia "esteja a preparar-se para atacar ao máximo" no primeiro aniversário da invasão a 24 de fevereiro.

“Eles acreditam que até ao aniversário devem ter algumas conquistas e não é segredo que estão a preparar-se para uma nova onda de ataques até 24 de fevereiro”, disse, acrescentando que a Rússia tem uma "tarefa" nas regiões de Donetsk e Luhansk, no leste da Ucrânia, "para que cheguem completamente às fronteiras".

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que mais de sete mil civis morreram e cerca de 12 mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.

Leia Também: Ucrânia. Batalha pelo controlo da cidade de Bakhmut intensifica-se

Recomendados para si

;
Campo obrigatório