Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Apreendidos 500 kg de droga em caixas de fruta em Espanha. Há 38 detidos

A rede utilizava "menores de idade e pessoas vulneráveis para a ocultação e distribuição da substância estupefaciente".

Apreendidos 500 kg de droga em caixas de fruta em Espanha. Há 38 detidos
Notícias ao Minuto

17:32 - 01/02/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

A Polícia Nacional espanhola deteve 38 pessoas que faziam parte de uma “organização criminosa perfeitamente estruturada e hierarquizada” dedicada ao tráfico de droga. Em comunicado, divulgado esta quarta-feira, a autoridade revelou ainda que foram apreendidos mais de 500 quilogramas de cocaína que haviam sido transportados em “caixas de entrega internacional de frutas”.

A investigação teve início em março de 2022, quando as autoridades “tiveram conhecimento da existência de um grupo criminoso instalado numa localidade de Toledo que se dedicava à distribuição de substância estupefaciente, principalmente cocaína, às províncias de Ciudad Real, Jaén e Albacete”.

Na primeira fase da investigação, os agentes apuraram que o grupo que fornecia o produto estupefaciente à rede estava estabelecido em vários pontos de Madrid e nas localidades de Getafe e Fuenlabrada, onde armazenava a droga em residências e um camião frigorífico. 

Já em novembro, foram apreendidos os cerca de 500 quilogramas de cocaína, que estavam dissimulados em caixas de cartão destinadas ao transporte de frutas. Foram ainda apreendidos cerca de 65 mil euros em numerário e desmantelado um laboratório. A operação permitiu ainda deter quatro suspeitos.

Após esta investigação, foi possível identificar os restantes integrantes da rede criminosa. A 13 de dezembro, foram realizadas 30 buscas domiciliárias em Toledo, Albacete, Ciudad Real, que culminou na detenção de 34 suspeitos e na apreensão de 300 mil euros, cerca de 65 quilogramas de cocaína, sete quilogramas de MDMA, canábis e uma arma de fogo. 

“Os agentes descobriram que os destinatários da cocaína nas províncias se valiam de menores de idade e pessoas vulneráveis para a ocultação e distribuição da substância estupefaciente”, revelou a Polícia Nacional.

No decorrer das investigações, foram ainda localizados vários imóveis e veículos, que, apesar de estarem em nome de terceiros, eram controlados pela organização criminosa. Os detidos “gozavam de um elevado nível de vida e detinham grandes quantidades de dinheiro” e utilizavam “veículos de luxo como meio de pagamento da substância estupefaciente”.

Leia Também: Casal encontrado morto na zona de Cádiz. Corpos têm ferimentos de bala

Recomendados para si

;
Campo obrigatório