Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

EUA. FBI realiza buscas na casa de Joe Biden em Delaware

Buscas foram "planeadas" de acordo com o advogado do presidente dos EUA.

EUA. FBI realiza buscas na casa de Joe Biden em Delaware
Notícias ao Minuto

15:32 - 01/02/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo EUA

Agentes do FBI estão a realizar, esta quarta-feira, buscas na casa do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em Rehoboth Beach, Delaware, como parte de uma investigação sobre documentos confidenciais, confirmou o seu advogado, num comunicado citado pela imprensa norte-americana e que indica que esta revista foi planeada. 

De acordo com o advogado pessoal de Biden, Bob Bauer, a busca do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, que estará a ser realizada por agentes do FBI (agência dependente do Departamento de Justiça), foi "planeada" e conta com o "total apoio" do chefe de Estado norte-americano.

Até agora, nenhum documento foi encontrado nesta casa, mas foram encontrados alguns na morada de Biden em Wilmington, Delaware, e no seu escritório particular, situado no laboratório de ideias Penn Biden Center, em Washington.

Segundo foi avançado em janeiro, a equipa do Presidente encontrou, em novembro, documentos sensíveis e confidenciais da época em que Joe Biden foi vice-presidente de Barack Obama (2009-2017) e de quando foi senador (1973-2009).

Desde então, o Governo dos Estados Unidos anunciou várias vezes a descoberta de mais documentos e, a 12 de janeiro, o secretário da Justiça, Merrick Garland, avançou com a nomeação do conservador Robert Hur como procurador especial para analisar os papéis classificados como secretos e encontrados em locais privados.

Há poucos dias, foi também divulgada a descoberta de documentos na casa do ex-vice-presidente Mike Pence, situação que, somada aos papéis encontrados na mansão de Donald Trump, obrigou o Arquivo Nacional dos Estados Unidos a pedir a todos os ex-presidentes e ex-vice-presidentes do país para rever os seus registos pessoais a fim de determinar se têm documentos confidenciais.

"A responsabilidade de cumprir a Lei de Registos Presidenciais - o regulamento que obriga à entrega de todos os documentos de uma administração ao Arquivo Nacional - não diminui quando um governo termina", explicou a entidade.

Tanto a Casa Branca como o próprio Biden têm sublinhado a sua total disposição para colaborar nas investigações do Departamento de Justiça e tentaram distanciar-se do caso dos documentos confidenciais encontrados pelo FBI na mansão do ex-presidente Donald Trump (2017-2021), em Mar-a-Lago (Flórida).

[Notícia atualizada às 16h49]

Leia Também: Rússia acusa EUA de escalar tensões se enviar mísseis de longo alcance

Recomendados para si

;
Campo obrigatório