Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

"Herói de Sevilha". Vizinho salva crianças de incêndio com uma mão

O homem saltou um muro e ajudou duas crianças pequenas a sair em segurança, arriscando a própria vida.

"Herói de Sevilha". Vizinho salva crianças de incêndio com uma mão
Notícias ao Minuto

14:17 - 01/02/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

Um homem foi apelidado de 'herói de Sevilha' pela imprensa espanhola, depois de ter subido e trepado pelo exterior de um edifício durante um incêndio, na terça-feira, e de ter ajudado duas crianças a escapar às chamas, salvando-as de uma situação que podia ter tido um resultado mais trágico.

O incêndio deflagrou por volta da 18h15 da tarde, no segundo andar de um edifício em Macarena, um bairro em Sevilha. O balanço total das autoridades, segundo La Vanguardia, foi de 15 feridos, cinco deles menores de idade.

Não houve vítimas mortais a registar, sendo que a atuação de Jairo, um vizinho que saltou para um muro e, apoiando-se com apenas uma mão e pousando os pés entre o muro e uma janela, ajudou algumas pessoas a descer em segurança.

Uma das pessoas resgatadas é uma criança pequena. Em vídeos partilhados nas redes sociais, é possível ver Jairo a segurar na criança com apenas um braço, descendo cuidadosamente com ela para a largar em segurança.

Segundo a Antena 3, Jairo conseguiu salvar duas crianças, uma de dois e outra de seis anos de idade. Por seu lado, o La Vanguardia acrescenta que o pai da família que morava no apartamento tentou esperar o máximo de tempo possível, até que os filhos saíssem. No entanto, o calor das chamas intensificou-se e o homem saltou da janela em direção a um colchão (entretanto colocado na rua), acabando por falhar e partindo uma das pernas.

Já a mãe conseguiu aguentar no interior até à chegada dos bombeiros, saindo pela janela com recurso a um escadote. Mesmo nessa descida, lá estava Jairo, a apoiar a mulher.

À Antena 3, o homem disse que não teve pensou duas vezes antes de saltar o muro. "Calcei logo os sapatos e fui a correr", disse. Também lamentou que, apesar do heroísmo que lhe atribuem, fê-lo porque "ninguém estava a fazer nada" durante o fogo.

Algumas das pessoas feridas, nomeadamente dois adultos e um menor, conseguiram saltar antes do segundo andar para o andar inferior, sofrendo alguns ferimentos.

Desconhecem-se as causas do incêndio, mas o La Vanguardia avança que pode ter começado com uma lareira. Várias pessoas ficaram presas no edifício até o fogo estar extinto.

Leia Também: EUA. Bombeiros chamados a apagar fogo... no seu próprio quartel

Recomendados para si

;
Campo obrigatório