Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Justiça suspende execução de pena de morte de manifestante no Irão

A Justiça iraniana anunciou hoje ter suspendido a execução da pena de morte contra um jovem pelo presumível envolvimento no movimento de contestação que assola o Irão desde setembro de 2022.

Justiça suspende execução de pena de morte de manifestante no Irão
Notícias ao Minuto

13:47 - 01/02/23 por Lusa

Mundo Irão

Mohammad Ghobadlou, 22 anos, foi julgado em outubro de 2022 e condenado por "corrupção na terra" e por um ataque a agentes da polícia que terá provocado a morte de um deles, durante as manifestações em meados de setembro pela morte da jovem curda, também de 22 anos, Mahsa Amini.

O Supremo Tribunal de Justiça iraniano confirmou a pena de morte a 24 de dezembro, mas decidiu suspender a execução da decisão até que o caso do homicídio do agente da polícia seja devidamente investigado, anunciou o Mizan Online, órgão oficial do poder judiciário iraniano.

A família pediu entretanto clemência, alegando que Mohammad Ghobadlou sofre de transtorno bipolar.

O Irão está a ser abalado por um movimento de protesto desencadeado pela morte de Mahsa Amini, a 16 de setembro de 2022, três dias depois de ser presa pela polícia dos costumes por suposto uso indevido do 'hijab', o véu islâmico, violando o rígido código de vestuário da República Islâmica do Irão.

Centenas de pessoas, incluindo membros das forças de segurança, foram mortas e milhares de outras detidas. Quatro homens foram executados, o que causou protestos internacionais. 

A justiça iraniana já condenou um total de 18 pessoas à pena de morte pela participação nos protestos, segundo uma contagem feita pela agência noticiosa France-Presse (AFP) a partir das informações oficiais.

Teerão considera que os protestos dos últimos meses são "motins" encorajados por países e organizações hostis ao Irão.

Leia Também: Líder religioso iraniano critica violência para impor véu a mulheres

Recomendados para si

;
Campo obrigatório