Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Russos garantem que sistemas Kornet podem eliminar tanques Leopard

A empresa estatal russa de tecnologia assegurou que os tanques de fabrico alemão "podem ser eliminados até com sistemas antigos".

Russos garantem que sistemas Kornet podem eliminar tanques Leopard

Os sistemas antitanque Kornet, bem como os mísseis Vikhr e Ataka e as munições Mango de 125mm podem eliminar os tanques alemães Leopard 2, garantiu a empresa estatal russa de tecnologia Rostec, citada pela agência TASS.

“O Leopard 2 é um veículo moderno e bem protegido, mas não pode ser considerado invulnerável. A experiência de combate mostrou que estes tanques podem ser destruídos mesmo com sistemas de mísseis antitanque portáteis antigos que são consideravelmente inferiores no seu desempenho às armas operacionais do exército russo, em particular, sistemas de mísseis antitanque Kornet", disse a Rostec.

Comparados com tanques russos, os Leopard, diz a empresa tutelada pelo Kremlin, carecem de armadura reativa explosiva e "portanto, são vulneráveis aos mísseis russos Vikhr e Ataka empregados por aeronaves de combate russas para eliminar com sucesso a blindagem ucraniana", disse a Rostec, citada pela TASS.

"Os tanques alemães certamente serão eliminados por projéteis Mango de 125 mm, independentemente do ângulo dos impactos: um tanque será destruído se um projétil atingir a sua blindagem frontal ou lateral. O exército russo opera tanques T-90M Proryv que ofuscam os Leopards em termos de algumas características de desempenho e podem efetivamente combatê-los", acrescentou a mesma empresa.

A 25 de janeiro, o governo alemão disse que enviaria 14 tanques Leopard 2 para a Ucrânia, dando também luz verde aos restantes países que possuem estes tanques no seu arsenal para fazer o mesmo.

Segundo a TASS explica, "o Kornet (nome do relatório da NATO: AT-14 Spriggan) é um sistema de mísseis antitanque projetado pelo Shipunov Design Bureau of Instrument-Making, com sede em Tula (parte da High Precision Systems Holding Company) para atacar tanques e outros alvos blindados, incluindo veículos de combate com blindagem reativa moderna. A arma antitanque tem alcance operacional de 100 metros a 5.500 metros durante o dia e até 3.500 metros à noite.

Recorde-se que a Rússia invadiu a Ucrânia a 24 de fevereiro de 2022, tendo provocado, segundo a ONU, a fuga de mais de 14 milhões de pessoas. Além disso, a organização também confirmou que já morreram, pelo menos, 7.110 civis e 11.547 ficaram feridos - números muito aquém dos reais.

Leia Também: Espanha deverá enviar entre quatro a seis Leopard 2 à Ucrânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório