Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Presidente austríaco visita Kyiv e vai reunir-se com Volodymyr Zelensky

Alexander Van der Bellen, empossado a 26 de janeiro, visitou a capital ucraniana e reforçou o apoio contra a invasão russa.

Presidente austríaco visita Kyiv e vai reunir-se com Volodymyr Zelensky

O presidente federal da Áustria recém-empossado, Alexander Van der Bellen, chegou esta quarta-feira a Kyiv, para uma visita de um dia à Ucrânia.

Van der Bellen visitou Bucha e deverá encontrar-se com o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky.

"Cheguei a Kyiv. Após quase um ano de guerra, a Ucrânia não foi esquecida. Juntamente com o presidente Zelensky e o bravo povo da Ucrânia - defendemos os valores europeus", disse o chefe de Estado austríaco no Twitter.

Em vídeo, Van der Bellen disse que "o facto de esta viagem a Kyiv ocorrer logo após a tomada de posse oficial é uma manifestação propositada de solidariedade e apoio ao povo ucraniano".

O presidente austríaco não chegou, no entanto, à capital ucraniana de mãos a abanar. Trouxe, consigo, um envio de geradores "desesperadamente necessários".

"Sim, a Áustria está comprometida com a neutralidade militar. Mas a nossa posição não é, de todo, neutra. Os ucranianos estão a lutar pelo seu país e pelo futuro dos seus filhos, e nós ajudamos nisso", disse.

Recorde-se que a Rússia invadiu a Ucrânia a 24 de fevereiro de 2022, tendo provocado, segundo a ONU, a fuga de mais de 14 milhões de pessoas. Além disso, a organização também confirmou que já morreram, pelo menos, 7.110 civis e 11.547 ficaram feridos - números muito aquém dos reais.

Leia Também: Presidente-eleito checo quer Ucrânia na NATO "assim que guerra termine"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório