A organização dos recordes mundiais do Guinness reconheceu, na segunda-feira, 'Victoria boliviana' como a maior espécie de nenúfares. A planta foi descoberta em julho passado, e, tal como nome indica, é natural da Bolívia.
"'Victoria boliviana' refere-se à alegria e felicidade que a descoberta trouxe ao povo boliviano. A Bolívia é um estado que respeita a Mãe Natureza e nós estamos dispostos a fortalecer laços de amizade, investigação e cooperação", referiu na cerimónia o responsável governamental Juan Carlos Crespo Montalvo.
Esta espécie esteve 'debaixo dos narizes' de todos durante 177 anos, no herbanário do Jardim Botânico Real de Kew, no Reino Unido, e durante 20 anos houve responsáveis que se tratavam de uma nova espécie, até que um artigo publicado na revista científica Frontiers in Plant Biology deslindou esta nova espécie.
This is the first new species of giant waterlily to be confirmed in more than 100 years 🪷@kewgardens https://t.co/aDONkPJQ0A
— Guinness World Records (@GWR) January 30, 2023
Para além de ser reconhecida pelo Guinness como a maior espécie desta planta, já que o seu diâmetro pode ir de 3,20 metros até 3.37 metros - podendo o seu tamanho igualar o de duas camas 'king size' -, a 'Victoria boliviana' ganhou também os prémios de maior folha de nenúfar e maior folha não dividida.
It’s official: Victoria boliviana is the world’s largest giant waterlily.
— Kew Gardens (@kewgardens) January 30, 2023
The discovery made last year now holds the Guinness World Records titles for:
Largest species of waterlily.
Largest waterlily leaf.
Largest undivided leaf. pic.twitter.com/Np3QtvGcl3
Leia Também: Jovem pede bairro só para adultos e divide internet. "As crianças gritam"