Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

"Agulha num palheiro". Encontrada cápsula radioativa perdida na Austrália

A cápsula, com 6 milímetros de diâmetro e 8 de comprimento, contém Césio-137, uma substância extremamente radioativa. Foi perdida no passado dia 10 de janeiro.

"Agulha num palheiro". Encontrada cápsula radioativa perdida na Austrália
Notícias ao Minuto

07:36 - 01/02/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Austrália

A cápsula radioativa que tinha sido perdida na Austrália e que causou bastante preocupação às autoridades do país foi finalmente encontrada, esta quarta-feira, depois de uma semana de buscas ao longo de uma autoestrada do país.

O ministro da Proteção Civil australiano, Setphen Dawson, disse, citado pela Reuters, que o exército ia garantir o transporte do recipiente até uma infraestrutura segura na cidade de Perth, na terça-feira.

"Quando consideramos a dimensão da área de busca, localizar este objeto foi um desafio monumental, os grupos tiveram quase literalmente de procurar uma agulha num palheiro", afirmou o governante.

A cápsula, com um tamanho muito pequeno, com 6 milímetros de diâmetro e 8 de comprimento, e contém Césio-137, uma substância extremamente radioativa que pode colocar em risco quem se aproximar do objeto. Foi perdida no passado dia 10 de janeiro.

As autoridades garantem que é improvável que a área onde foi encontrada a cápsula tenha sido contaminada.

O risco para condutores que passassem perto da cápsula era mínimo, sendo o equivalente a um raio-X. Mas alguém que se aproximasse do objeto podia ficar doente devido à forte radioatividade da substância.

Ao longo da última semana, as autoridades australianas procuraram minuciosamente uma distância de 1.400 quilómetros, acreditando-se que o pequeno recipiente radiativo caiu de um camião durante uma viagem entre uma mina em Newman até a cidade de Perth, onde habitam 2,1 milhões de pessoas.

A cápsula foi encontrada depois de terem sido vasculhados cerca de 660 quilómetros de estrada.

O objeto foi perdido pela gigante mineira Rio Tinto, que pediu desculpas à população e às autoridades pela falha no transporte que levou à situação de emergência.

[Notícia atualizada às 07h59]

Leia Também: Gigante mineira lamenta ter perdido cápsula radioativa na Austrália

Recomendados para si

;
Campo obrigatório