Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Pais em luto por bebé de 3 meses, vítima da vaga de frio no Afeganistão

O pequeno Amrullah foi uma das, pelo menos, 171 vítimas da vaga de frio que se tem feito sentir no território do Afeganistão ao longo das últimas semanas.

Notícias ao Minuto

23:45 - 31/01/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Afeganistão

Shamila não tem qualquer fotografia do seu filho, de três meses de idade, que morreu nos seus braços devido às baixíssimas temperaturas que se fizeram sentir, durante o mês de janeiro, na sua casa, em Cabul, no Afeganistão.

Porém, segundo reporta a Reuters, esta mãe recorda o rosto do seu pequeno Amrullah na perfeição. "Ele tinha um rosto branco e brilhante, olhos grandes, um nariz pequeno e cabelo preto", explicou Shamila.

O pequeno Amrullah foi uma das, pelo menos, 171 vítimas da vaga de frio que se tem feito sentir no território do Afeganistão ao longo das últimas semanas, que chegou precisamente numa altura em que o país estava já a viver uma severa crise humanitária. 

O pai de Amrullah, Nek Mohammad, tinha perdido o seu rendimento há já alguns meses, após problemas de saúde o terem impedido de continuar a trabalhar como operário. Sem dinheiro para alimentar adequadamente a família e para aquecer a habitação, alguns dos seus oito filhos acabaram mesmo por adoecer - e o mais novo de todos eles acabou por não resistir. 

No dia em que Amrullah perdeu a vida, os seus pais tinham-no levado ao hospital, com sintomas de tosse e com os pulmões altamente congestionados. Já de noite, voltaram a casa, e o frio continuava sem dar tréguas. O bebé acabou por morrer ao colo da mãe, coberto por uma colcha, enquanto ambos dormiam.

"Na noite em que perdi o meu bebé estava um frio terrível, estava a tentar aquecer o meu menino, mas não consegui ser bem-sucedida", contou a mãe, em declarações à Reuters.

Sem dinheiro para um funeral mais elaborado, os pais limitaram-se a enterrar o bebé, sem notificar a restante família mais alargada.

Visto que ninguém da família possuía um telemóvel, devido às dificuldades económicas, nem sequer uma imagem desta criança foi captada, para memória futura. Porém, pode ver, na galeria acima, a reportagem fotográfica da Reuters, que mostra as vivências desta família.

Segundo os cálculos da Organização das Nações Unidas, 28 milhões de afegãos, muitos deles crianças, necessitam de assistência urgente naquele que se trata do inverno mais frio dos últimos 15 anos no país. Isto porque, de facto, os termómetros desceram até aos -34ºC nos últimos dias.

Leia Também: Número de mortos devido a onda de frio no Afeganistão sobe para 158

Recomendados para si

;
Campo obrigatório