Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Sobe para 93 o número de mortos em atentado no Paquistão

O número de mortos causados por um atentado numa mesquita paquistanesa situada nas instalações da polícia de Peshawar subiu para 93 pessoas, avançaram hoje as autoridades locais, citadas pelo El País, apontando o ataque como um dos mais mortíferos dos últimos anos.

Sobe para 93 o número de mortos em atentado no Paquistão
Notícias ao Minuto

11:43 - 31/01/23 por Lusa com Notícias ao Minuto

Mundo Paquistão

O balanço anteriormente divulgado dava conta de 83 mortos.

O atentado suicida foi perpetrado na segunda-feira, numa altura em que mais de 300 fiéis estavam a rezar naquela mesquita da cidade de Peshawar.

O "homem-bomba" fez explodir o seu colete, atingindo a mesquita, cujo telhado se partiu, e também muitas pessoas que se estavam a aproximar das instalações para rezar, explicaram as autoridades.

O telhado acabou por desabar, ferindo várias dezenas de pessoas, referiu um polícia local, adiantando que as equipas de resgate tiveram de remover vários montes de destroços para conseguir chegar a fiéis presos sob os escombros.

Durante a madrugada e manhã de hoje foram recuperados vários corpos, de acordo com o porta-voz do hospital público de Peshawar, que referiu que a maioria das vítimas era polícias.

O atentado também feriu mais de 150 pessoas, mas o número pode aumentar ainda, já que as equipas de resgate continuam a trabalhar para retirar pessoas presas nos escombros.

O ataque foi inicialmente reivindicado por Sarbakaf Mohmand, comandante do grupo de talibãs paquistaneses, através de uma mensagem publicada na rede social Twitter.

No entanto, horas mais tarde, o porta-voz dos talibãs do Paquistão, conhecidos como Tehreek-e-Taliban Pakistan ou pela sigla TTP, Mohammad Khurasani, negou a responsabilidade do grupo, dizendo não ser política do movimento atacar mesquitas, seminários e locais religiosos.

A forma como o terrorista conseguiu chegar ao local continua por determinar, já que a mesquita fica dentro de instalações rodeadas por um muro, numa zona de alta segurança onde também estão outros edifícios governamentais.

O primeiro-ministro Shahbaz Sharif visitou um hospital em Peshawar após o atentado e prometeu "ação severa" contra os responsáveis pelo ataque.

"A escala da tragédia humana é inimaginável. Isso não é menos que um ataque ao Paquistão", referiu numa mensagem no Twitter.

Leia Também: Marcelo Rebelo de Sousa envia condolências ao presidente do Paquistão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório