Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Criminalidade em Macau desce, mas aumentam crimes sexuais contra menores

Macau registou em 2022 um aumento dos crimes sexuais contra menores, apesar de uma diminuição da criminalidade em geral, assinalaram hoje as autoridades.

Criminalidade em Macau desce, mas aumentam crimes sexuais contra menores
Notícias ao Minuto

09:00 - 31/01/23 por Lusa

Mundo Macau

"O número de processos de quase todos os tipos de crime instaurados, inclusive os ligados aos estupefacientes, ao jogo, crimes informáticos, burla, entre outros, demonstrou uma descida relativamente ao ano anterior", de acordo com um comunicado da Polícia Judiciária (PJ) de Macau.

No ano passado, "foram instruídos no total 8.612 processos criminais", o que representa uma queda de 10,13% em comparação com 2021 (9.583), salientou a nota da PJ.

Entre os "crimes mais relevantes", destaque para o aumento de 38,8% de atos de extorsão em 2022 (136), face a 2021 (98), "principalmente pelo aumento do crime de extorsão por 'nude chat'", indicou a polícia de investigação no balanço anual.

As vítimas deste crime são principalmente jovens do sexo masculino, sendo que 80% tem menos de 35 anos (68 casos contra 52 em 2021) e 6,9% são menores (seis casos contra três em 2021), notou ainda o relatório de análise criminal.

Também as burlas cibernéticas subiram no ano transato, com o registo de 610 casos, um aumento de 17,5% em relação a 2021 (519).

"As burlas que envolvem compras 'online', armadilha de serviços pornográficos (golpe de falso 'enjo kosai' [jovens acompanhantes com possibilidade de serviços sexuais]) registaram um aumento relativamente notório", acrescentou.

Nos últimos anos, constatou a PJ, "os crimes do foro sexual têm a tendência para aumentar, em particular, aqueles que envolvem jovens que não atingiram a idade de imputabilidade penal", pelo que as autoridades têm vindo a reforçar as "estratégias para proteger os menores das ofensas, face ao aumento de casos de abuso sexual [21 casos contra 12 em 2021] e de importunação sexual [12 casos contra 6] nas crianças".

Um outro aumento verificado em 2022 deu-se nos crimes de burla telefónica, com o registo de 112 casos, mais 25,8% do que em 2021. A subida deste tipo de criminalidade "demonstra que existe um relaxamento ao nível de cuidado por parte da população perante as novas burlas que surgiram durante a pandemia, nomeadamente aqueles que se fingem funcionários dos serviços de saúde e de prevenção epidémica".

Apontando que "a ordem pública continua a manter-se favorável e estável", o comunicado notou ainda que, em resposta "ao previsível aumento do número de turistas a entrarem em Macau e à nova etapa do trabalho de prevenção da epidemia", a PJ reforçou as medidas de "prevenção e combate aos diversos tipos dos crimes".

Macau levantou recentemente as rigorosas medidas de prevenção e contenção da pandemia, implementadas ao longo dos últimos anos, registando a entrada de 451 mil visitantes durante a principal semana do Ano Novo Lunar (22-28 de janeiro), quase o triplo de 2022.

Leia Também: Macau com 451 mil visitas no Ano Novo Lunar. Menos que antes da pandemia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório