Procurar

Indianos homenageiam Gandhi no 75.º aniversário da morte. As imagens

O presidente da Índia, Draupadi Murmu, e altos funcionários depositaram coroas de flores no memorial de Gandhi, em Nova Delhi.

Indianos homenageiam Gandhi no 75.º aniversário da morte. As imagens Indianos homenageiam Gandhi no 75.º aniversário da morte. As imagens
Anterior Seguinte
Galeria

21 Fotos

© Getty Images

Notícias ao Minuto
31/01/2023 09:17 ‧ há 2 anos por Notícias ao Minuto

Mundo

Gandhi

A Índia comemorou o 75º aniversário da morte de Mahatma Gandhi, na segunda-feira, em Nova Delhi e Noakhali, que é marcado como o Dia dos Mártires.

O presidente da Índia, o líder nacionalista hindu, Draupadi Murmu, e altos funcionários, incluindo os colegas do gabinete do primeiro-ministro Narendra Modi, depositaram coroas de flores no memorial de Gandhi, em Nova Delhi.

O Alto Comissário da Índia para o Bangladesh, Pranay Verma, também visitou o Gandhi Ashram Trust em Noakhali - organização filantrópica e de desenvolvimento que trabalha desde 1946 com a filosofia Gandhiana - para prestar homenagem ao ativista social.

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, também prestou homenagem a Gandhi na rede social Twitter, relembrando os sacrifícios que fez pelo país.

"Curvo-me a Bapu [pai] no seu Punya Tithi [aniversário da morte] e relembro os seus pensamentos profundos", começou por escrever, numa publicação, referindo ainda que,  também presta "homenagem a todos aqueles que foram martirizados ao serviço da nação”.

Para Modi, os sacrifícios de Gandhi nunca serão esquecidos e continuarão "a fortalecer a determinação de trabalhar por uma Índia desenvolvida.”

Empregando uma política de resistência não violenta, fez campanha com sucesso pela independência do país e no processo inspirou movimentos pelos direitos civis e pela liberdade em todo o mundo. 

Gandhi, um ícone mundial de uma política de resistência não violenta e da paz, foi assassinado por Nathuram Godse e o seu grupo militante hindu, a 30 de janeiro de 1948, meses depois de a Índia ter conquistado a independência do domínio colonial britânico. Tinha 78 anos.

Veja as imagens acima.

Leia Também: AI pede a Egito e Índia que combatam repressões e discriminação

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10