Meteorologia

  • 24 JULHO 2024
Tempo
22º
MIN 20º MÁX 38º

Timor-Leste entre os menos corruptos na Ásia-Pacífico

Timor-Leste está entre os países menos corruptos na Ásia-Pacífico, ao subir cinco lugares, para o 77.º lugar, no Índice de Perceção da Corrupção, alcançando 42 pontos numa escala que vai dos zero aos 100, divulgou hoje um relatório.

Timor-Leste entre os menos corruptos na Ásia-Pacífico
Notícias ao Minuto

08:51 - 31/01/23 por Lusa

Mundo Timor-Leste

A edição deste ano do Índice de Perceção da Corrupção (CPI, na sigla em inglês), elaborado pela organização não-governamental (ONG) Transparência Internacional, mostra que Timor-Leste está na primeira metade dos países menos corruptos do grupo Ásia-Pacífico, figurando em 14.º entre os 31 considerados.

A tendência de Timor-Leste nos últimos cinco anos traduziu-se numa subida de sete pontos e considerando os últimos 10 anos a subida é de nove.

O CPI foi criado pela Transparência Internacional em 1995 e é, desde então, uma referência na análise do fenómeno da corrupção, a partir da perceção de especialistas e executivos de negócios sobre os níveis de corrupção no setor público.

Trata-se de um índice composto, ou seja, resulta da combinação de fontes de análise de corrupção desenvolvidas por outras organizações independentes, e classifica de zero (percecionado como muito corrupto) a 100 pontos (muito transparente) 180 países e territórios.

Em 2012, a organização reviu a metodologia usada para construir o índice, de forma a permitir a comparação das pontuações de um ano para o seguinte.

Leia Também: Cabo Verde subiu para a 35.ª posição no Índice de Perceção da Corrupção

Recomendados para si

;
Campo obrigatório