Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Lula quer "fechar acordo" UE-Mercosul no primeiro semestre

O Presidente brasileiro, Lula da Silva, disse hoje, durante a visita do chanceler alemão a Brasília, que quer fechar acordo UE-MERCOSUL até ao fim do primeiro semestre.

Lula quer "fechar acordo" UE-Mercosul no primeiro semestre
Notícias ao Minuto

23:28 - 30/01/23 por Lusa

Mundo Brasil

"Nós vamos fechar esse acordo, se tudo der certo, quem sabe até o meio desse ano. Até o fim desse semestre é a nossa ideia de tentar encaminhar para que a gente tenha um acordo e comece a discutir outros assuntos, porque temos muitas coisas pela frente, e não apenas esse acordo com a União Europeia", afirmou, durante um conferência de imprensa com o Chanceler alemão Olaf Scholz, o primeiro líder estrangeiro a fazer uma visita oficial ao país desde que o antigo sindicalista regressou ao poder.

O projeto de acordo de comércio livre entre a UE e os países sul-americanos do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai) foi finalizado em 2019, mas nunca foi ratificado desde então, principalmente devido a preocupações com a política ambiental brasileira.

A desflorestação e os incêndios na Amazónia subiram acentuadamente sob o comando do ex-Presidente do Brasil Jair Bolsonaro, no poder desde 01 janeiro de 2019 a 31 dezembro de 2022, mas Luiz Inácio Lula da Silva já se comprometeu a fazer da preservação da maior floresta tropical do mundo uma prioridade.

"Algumas coisas terão de ser alteradas", disse Lula da Silva, referindo-se aos termos acordados em 2019 entre os dois blocos, e disse que um desses pontos é o setor dos contratos públicos, sobre o qual se comprometeu a procurar uma proposta no Mercosul.

O chanceler alemão rejubilou-se pela "ambição em tão pouco tempo" que Lula da Silva tem para que o acordo seja firmado, lembrando ainda que os dois países são tradicionais parceiros em comércio e investimentos, onde mais de mil empresas alemãs atuam no Brasil.

O Chanceler alemão chegou ao Brasil na segunda-feira, concluindo uma visita à Argentina que começou no sábado e incluiu uma escala no Chile.  

Na Argentina, o Presidente argentino, Alberto Fernández, garantiu também ao chanceler alemão a sua decisão de tentar desbloquear o processo de ratificação do acordo, embora não tenha ido tão longe como Lula, no sentido de pedir uma revisão.

Em relação à entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), Lula da Sila foi também categórico: "O Brasil tem interesse em participar da OCDE. O que queremos é saber qual seria o papel do Brasil na OCDE".

Leia Também: Brasil "não tem interesse em ceder munições" para guerra na Ucrânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório