Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

EUA. Já são seis os polícias afastados após a morte de Tyre Nichols

Cinco polícias - Tadarrius Bean, Demetrius Haley, Emmitt Martin III, Desmond Mills Jr. e Justin Smith - foram demitidos a 20 de janeiro, após uma investigação administrativa descobrir que estes tinham violado a política do departamento sobre o uso da força. 

EUA. Já são seis os polícias afastados após a morte de Tyre Nichols
Notícias ao Minuto

17:22 - 30/01/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Tyre Nichols

Já são seis os polícias envolvidos na detenção de Tyre Nichols a serem afastados dos cargos. O agente Preston Hemphill é o sexto a ser dispensado do cargo, disse a major Karen Rudolph, do Departamento de Polícia de Memphis, nos Estados Unidos, citada pela CNN. 

“Ele foi dispensado do serviço com os outros polícias”, disse.

“Lembrem-se, dissemos que esta investigação está em andamento. Mais informações serão partilhadas à medida [a investigação] se desenvolver", acrescentou Rudolph.

Cinco outros polícias - Tadarrius Bean, Demetrius Haley, Emmitt Martin III, Desmond Mills Jr. e Justin Smith - foram demitidos a 20 de janeiro, após uma investigação administrativa descobrir que estes tinham violado a política do departamento sobre o uso da força. 

O departamento da Polícia de Memphis dissolveu ainda a unidade especial 'Scorpion', cujos agentes são acusados ​​de assassinar Tyre Nichols, um jovem afro-americano que morreu três dias após uma violenta operação de trânsito. 

Segundo a imprensa norte-americana, a unidade, composta por 50 pessoas, tinha como missão reduzir os níveis de criminalidade em áreas específicas. Scorpion significa 'Street Crimes Operation to Restore Peace in Our Neighborhoods', cuja tradução para português é 'Operação de Crimes de Rua para Restaurar a Paz nos Nossos Bairros'.

Em comunicado, a Polícia notou que "é do interesse de todos desativar definitivamente" a unidade. "Embora as ações hediondas de alguns lancem uma nuvem de desonra sobre o título 'Scorpion', é imperativo que nós, o departamento de Polícia de Memphis, tomemos medidas proativas no processo de cura de todos os afetados", lê-se.

Recorde-se que a morte de Tyre Nichols ocorreu a 10 de janeiro, após ser severamente agredido numa operação de trânsito por condução imprudente a 7 de janeiro, quando regressava a casa após ter estado num parque. No entanto, esta acusação não ficou provada.

Um advogado da família disse que um vídeo mostra o jovem a ser espancado pelos polícias como uma "pinhata humana". Nichols foi hospitalizado em estado crítico, mas não resistiu à brutalidade dos agentes, segundo as informações conhecidas na última semana.

Os polícias responsáveis foram identificados e são acusados de homicídio em segundo grau, agressão agravada, sequestro agravado, má conduta oficial e opressão oficial.

Homicídio em segundo grau é um crime punível com pena de prisão que pode variar entre 15 a 60 anos de acordo com a lei do Tennessee, estado onde ocorreu o crime.

Leia Também: "Pinhata humana". Agentes acusados da morte de homem após a sua detenção

Recomendados para si

;
Campo obrigatório