Meteorologia

  • 27 FEVEREIRO 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 14º

Teerão convoca diplomata ucraniano após comentários sobre 'drones'

O Irão convocou esta segunda-feira o encarregado de negócios ucraniano em Teerão após um assessor da Presidência da Ucrânia ter feito comentários sobre o ataque com 'drones' a um complexo militar iraniano em Isfahan (centro), indicou fonte oficial.

Teerão convoca diplomata ucraniano após comentários sobre 'drones'
Notícias ao Minuto

14:56 - 30/01/23 por Lusa

Mundo Irão

Teerão criticou o facto de Mykhailo Podoliak, assessor do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, ter mencionado numa publicação na rede social Twitter um ataque a um complexo militar na província de Isfahan na noite de sábado e um incêndio num motor de uma refinaria de petróleo estatal no norte, "sem que se possa fazer qualquer ligação entre os dois incidentes".

"Uma noite explosiva no Irão -- produção de 'drones' [aparelhos voadores não tripulados] e mísseis, refinarias de petróleo", publicou o conselheiro ucraniano. 

"A Ucrânia avisou", acrescentou, defendendo que "a lógica da guerra [...] leva a que os atacantes e cúmplices paguem por isso".

Num comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano considerou as declarações de Podoliak como "estranhas e tendenciosas" e exigiu "uma explicação oficial e imediata do Governo ucraniano".

Kyiv e aliados ocidentais acusam o Irão de fornecer 'drones' à Rússia para apoiar a guerra na Ucrânia, alegação rejeitada por Teerão.

Leia Também: Fábrica de defesa iraniana alvo de ataque de drones. Aparelhos abatidos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório