Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Talibãs reivindicam ataque no Paquistão que fez pelo menos 34 mortes

As autoridades policiais do Paquistão subiram para pelo menos 34 mortos e 150 feridos o balanço das vítimas do atentado numa mesquita na cidade de Peshawar, que foi reivindicado pelos talibãs paquistaneses.

Talibãs reivindicam ataque no Paquistão que fez pelo menos 34 mortes
Notícias ao Minuto

13:05 - 30/01/23 por Lusa

Mundo Paquistão

De acordo com as autoridades do Paquistão, a maioria das vítimas do ataque à mesquita - perpetrado por um homem-bomba suicida - são polícias, já que este estabelecimento religioso se encontra num complexo urbano que também serve de quartel-general para a polícia de Peshawar.

Sarbakaf Mohmand, comandante do grupo de talibãs paquistaneses, assumiu a responsabilidade pelo ataque, através de uma mensagem na rede social Twitter.

O impacto da explosão fez desabar o teto da mesquita, que cedeu, provocando vários feridos, de acordo com Zafar Khan, um agente policial.

Siddique Khan, oficial da polícia, disse que o número de mortos subiu para 34 e que o número de ferido é de pelo menos 150, acrescentando que entre os mortos está Noor-ul-Amin, o líder da mesquita.

Uma sobrevivente, a agente policial Meena Gul, de 38 anos, disse que estava dentro da mesquita quando a bomba explodiu, relatando um cenário de caos e de pânico após a explosão.

As equipas de resgate continuam a remover montes de destroços do terreno da mesquita, procurando auxiliar os fiéis ainda retidos sob os escombros.

Em comunicado, o primeiro-ministro do Paquistão, Shahbaz Sharif, condenou o atentado e ordenou às autoridades que garantam o melhor tratamento médico possível às vítimas, prometendo "ação severa" contra os responsáveis pelo ataque.

O ex-primeiro-ministro Imran Khan também condenou o atentado, classificando-o como "ataque terrorista suicida".

"É imperativo melhorar a forma como coligimos informações e equipar adequadamente as nossas forças policiais para combater a crescente ameaça do terrorismo", defendeu Khan.

Peshawar tem sido palco de frequentes ataques de milícias terroristas.

Os talibãs do Paquistão, conhecidos como Tehreek-e-Taliban Pakistan ou pela sigla TTP, são um grupo distinto dos talibãs que controlam atualmente o Afeganistão.

O TTP está ativo no Paquistão há mais de 15 anos.

Leia Também: Número de mortos em ataque a mesquita no Paquistão sobe para 28

Recomendados para si

;
Campo obrigatório