Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Número de mortos em ataque a mesquita no Paquistão sobe para 28

O balanço provisório das vítimas do atentado numa mesquita no Paquistão aumentou para pelo menos 28 mortos e 150 feridos, disseram esta segunda-feira fontes policiais. 

Notícias ao Minuto

10:04 - 30/01/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Paquistão

De acordo com as autoridades do Paquistão, a maioria das vítimas do ataque à mesquita são polícias. Depois de terem sido reportadas, inicialmente, pelo menos 20 mortes e 96 feridos, o número aumentou já para 28 mortes e 150 feridos, estando 15 em estado crítico, segundo informou um porta-voz do Hospital de Lady Reading, citado pela Sky News.

Até ao momento, o atentado em Peshawar, província de Khyber Pakhtunkhwa, perto da fronteira com o Afeganistão, não foi reivindicado.  

Zafar Khan, um oficial da polícia local, disse à Associated Press que os socorristas estão a tentar retirar os feridos do local para os transportarem para um hospital situado perto da mesquita.

A mesma fonte referiu que aparentemente se tratou de um ataque de um bombista suicida, mas frisou que as investigações ainda decorrem. 

Zafar Khan acrescentou que "grande parte dos feridos" encontra-se em estado considerado grave, temendo-se que o número de mortos possa vir a aumentar. 

Apesar de o atentado não ter sido reivindicado, as suspeitas das autoridades recaem sobre os talibã paquistaneses, que têm levado a cabo ataques semelhantes. 

Os talibãs do Paquistão, conhecidos como Tehreek-e-Taliban Pakistan ou pela sigla TTP, são um grupo distinto dos talibã que controlam atualmente o Afeganistão.

O TTP está ativo no Paquistão há mais de 15 anos. 

[Notícia atualizada às 10h44]

Leia Também: Três mortos e 90 feridos em ataque bombista contra mesquita no Paquistão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório