Meteorologia

  • 25 JUNHO 2024
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 24º

Erdogan sugere que pode aprovar candidatura da Finlândia à NATO

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, sugeriu, este domingo, que a Turquia pode aprovar a candidatura da Finlândia à NATO sem fazer o mesmo em relação à Suécia.

Erdogan sugere que pode aprovar candidatura da Finlândia à NATO
Notícias ao Minuto

19:51 - 29/01/23 por Lusa

Mundo NATO

"Se for necessário, podemos dar uma mensagem diferente em relação à Finlândia. A Suécia ficará chocada quando dermos uma mensagem diferente sobre a Finlândia", afirmou o chefe de Estado turco em resposta a uma pergunta sobre a candidatura dos dois países à NATO, num encontro com jovens, transmitido pela televisão.

Ancara deu a entender desta forma que pode estar a preparar-se para analisar a candidatura da Finlândia separadamente da candidatura da Suécia.

Na terça-feira, a Turquia tinha adiado indefinidamente um encontro tripartido inicialmente previsto para o início de fevereiro e destinado a levantar as objeções de Ancara.

O presidente turco tinha advertido na segunda-feira que a Suécia, já acusada por Ancara de acolher "terroristas" curdos, podia deixar de contar com o apoio turco, depois de um militante de extrema-direita ter queimado um exemplar do Corão em Estocolmo.

Sem mencionar esse incidente, Erdogan reiterou as críticas à Suécia sobre os pedidos turcos de extradição.

"Dissemos: 'se querem entrar na NATO, devem enviar-nos esses terroristas'. Enviámos uma lista de 120 pessoas, mas eles riem-se de nós e dizem que mudaram a Constituição", afirmou.

A Suécia e Finlândia dependem da aprovação dos 30 estados membros da Aliança Atlântica para aderirem à organização.

Leia Também: "Corrida às armas" da NATO não é "por causa da paz e das negociações"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório