Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Filho de ministro francês da Justiça acusado de violência doméstica

Éric Dupond-Moretti mostrou-se chocado com o incidente e pediu que a justiça funcionasse de forma transparente.

Filho de ministro francês da Justiça acusado de violência doméstica
Notícias ao Minuto

23:54 - 27/01/23 por Notícias ao Minuto

Mundo França

O filho do ministro francês da justiça foi detido, esta sexta-feira, num resort de esqui, depois de uma denúncia de violência doméstica por ter agredido com murros e pontapés a companheira e de uma vizinha ter alertado as autoridades para as discussões.

Raphaël Dupond-Moretti, filho do ministro Éric Dupond-Moretti, apresentou-se às autoridades na quinta-feira em Courchevel, um resort nos Alpes franceses, na região da Saboia, acabando por ser detido preventivamente esta tarde.

O ministro já reagiu à detenção, deixando claro que "qualquer tipo de violência é intolerável".

"Como pai, estou arrasado. Os meus pensamentos estão com a vítima", disse Éric Dupond-Moretti, citado pela BFMTV.

O governante, que esteve debaixo de fogo em outubro do ano passado devido à sua carreira como advogado, afirmou ainda que "como ministro, nunca deixou de lutar contra a violência contra mulheres".

Dupond-Moretti pediu ainda que a sua privacidade familiar fosse respeitada. "Cabe agora à justiça fazer o seu trabalho", disse.

A denúncia contra Raphaël Dupond-Moretti partiu de uma vizinha, que ouviu vozes altas e uma discussão aparentemente violenta. As autoridades foram ao local e a companheira terá dito às autoridades que alvo de socos e murros por parte do filho do ministro.

O suspeito acabou por se apresentar às autoridades, que o detiveram. O caso está a ser investigado pelas autoridades judiciais.

O The Guardian acrescenta que o caso é mais uma mancha no percurso de Dupond-Moretti, um dos mais prestigiados advogados do país antes de fazer parte do governo de Macron, em 2020. Em outubro de 2022, o ministro da Justiça foi alvo de críticas quando teve de justificar em tribunal um alegado conflito de interesses.

Se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica participe:

Leia Também: Sindicatos franceses unidos contra Macron mas divergem nos protestos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório