Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

ONU alerta para risco de fome e nova onda de emigração na Síria

As Nações Unidas denunciaram, esta sexta-feira, que o número de sírios que sofre de fome (12 milhões) atingiu um novo recorde após 12 anos de guerra civil, alertando para uma "nova onda de emigração em massa".

ONU alerta para risco de fome e nova onda de emigração na Síria
Notícias ao Minuto

17:47 - 27/01/23 por Lusa

Mundo Síria

"Na Síria, a fome atingiu um nível nunca visto em 12 anos", revelou o Programa Alimentar Mundial (PAM) num comunicado.

"Doze milhões de pessoas não sabem como vão conseguir a próxima refeição", acrescentou o PAM, acrescentando que, a estes, há a juntar outras "2,9 milhões de pessoas em risco de passar fome".

Segundo a ONU, mais de 90 por cento da população síria vive abaixo da linha da pobreza desde que começou em 2011 a sangrenta guerra no país, que matou quase meio milhão de pessoas e devastou a infraestrutura.

A Síria, cuja economia entrou em colapso, é agora o sexto maior país com mais pessoas em risco de insegurança alimentar.

Os preços dos alimentos na Ístria, que também foi atingida pela seca, cólera e covid-19, aumentaram 12 vezes nos últimos três anos e a malnutrição infantil e materna também está a "aumentar a um ritmo sem precedentes", acrescentou o PAM.

Se a comunidade internacional não ajudar a Síria, o país corre o risco de enfrentar "outra onda de emigração em massa", disse nesta semana o diretor do PAM, David Beasley, durante uma visita à Síria.

"É isso que a comunidade internacional quer?", questionou, instando os países doadores a redobrarem esforços para "evitar uma catástrofe iminente".

Provocada pela repressão às manifestações pró-democracia, a guerra na Síria também provocou o deslocamento de milhões de pessoas.

Durante a "crise migratória" de 2015, à Europa chegaram 1,2 milhões de refugiados, maioritariamente sírios a fugir da guerra.

Leia Também: Scholz visita América Latina com energia e ambiente na agenda

Recomendados para si

;
Campo obrigatório