Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

México. Encontrados 57 adolescentes num camião a caminho dos EUA

Os menores não-acompanhados são de nacionalidade guatemalteca.

México. Encontrados 57 adolescentes num camião a caminho dos EUA
Notícias ao Minuto

15:59 - 27/01/23 por Notícias ao Minuto

Mundo México

As autoridades mexicanas anunciaram, na quinta-feira, que foram encontrados 57 adolescentes da Guatemala, presos no interior de um camião que se dirigia para a fronteira com os Estados Unidos.

Segundo a autoridade de imigração do México, citada pela Associated Press, disse que os 43 rapazes e as 14 raparigas estavam apinhados e presos em condições deploráveis. Os menores iam acompanhados por mais oito homens, uma mulher e a filha desta.

Todos os 57 adolescentes encontrados na traseira do camião eram menores não-acompanhados, desconhecendo-se, para já, o paradeiro das suas famílias.

Numa publicação no Facebook, o Instituto Nacional de Imigração mexicano acrescenta que os jovens têm idades compreendidas entre os 14 e os 17 anos.

O veículo foi travado durante uma inspeção numa autoestrada, a caminho de Ciudad Juárez, que fica localizada do lado mexicano da fronteira com os Estados Unidos. Do outro lado, fica a cidade de El Paso, um dos principais pontos de entrada para refugiados provenientes da América Latina.

O condutor do veículo foi detido e as crianças foram levadas para um centro de apoio do estado mexicano.

Segundo explica a Associated Press, estas operações de tráfico de menores são comuns, com as crianças a serem levadas escondidas, muitas vezes em condições difíceis, de modo a juntarem-se a outros familiares que já se encontram a viver nos Estados Unidos. O aperto ao fluxo migratório, aperto esse se intensificou durante a presidência de Donald Trump e que continua no mandato de Joe Biden, tem levado muitos migrantes mexicanos, haitianos, venezuelanos, entre outros, a procurar formas alternativas (e mais perigosas) de chegar a solo norte-americano.

Leia Também: ONU pede 1,4 mil milhões de euros para refugiados palestinianos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório