Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Finlândia. Jornalistas condenados por revelarem segredos de defesa

Dois jornalistas de investigação de um reconhecido jornal da Finlândia foram hoje condenados a coimas por revelarem segredos de defesa nacional num artigo, em 2017, que os procuradores consideraram conter informações de documentos classificados, divulgaram os 'media' finlandeses.

Finlândia. Jornalistas condenados por revelarem segredos de defesa
Notícias ao Minuto

14:28 - 27/01/23 por Lusa

Mundo Finlândia

A acusação tinha pedido que os repórteres do Helsingin Sanomat, um jornal diário de grande circulação, Tuomo Pietilaina e Laura Halmi fossem condenados a penas entre os seis meses e um ano de prisão, mas em vez disso o juiz impôs uma multa.

Segundo avançou o Huvudstadsbladet, outro jornal da Finlândia, o juiz do Tribunal Distrital de Helsínquia decidiu absolver o gestor interino do jornal na época da publicação do artigo, Kalle Silfverberg.

Os três acusados negaram os erros cometidos, alegando que a informação que publicaram era pública.

O jornal Huvudstadsbladet não avançou qual é o montante das multas aplicadas.

O artigo do Helsingin Sanomat, um dos maiores jornais da Finlândia, focou-se nas atividades do Centro finlandês de Investigação de Inteligência, uma agência de informação militar, e revelava a localização e a tarefa atribuída a uma unidade das forças de defesa da Finlândia.

O juiz considerou que o artigo continha várias informações que deveriam ter sido mantidas em segredo para proteger a segurança da Finlândia, noticiou também a emissora finlandesa YLE, citada por agências internacionais.

Leia Também: Finlândia autoriza primeira exportação militar para a Turquia desde 2019

Recomendados para si

;
Campo obrigatório