Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

HRW apela a investigação transparente à morte de jornalista no Gabão

A organização internacional Human Rights Watch (HRW) apelou hoje às autoridades camaronesas para realizarem uma investigação "independente" e "transparente" ao assassinato de Martinez Zogo, um jornalista popular que foi raptado e encontrado morto no domingo, com o corpo mutilado.

HRW apela a investigação transparente à morte de jornalista no Gabão
Notícias ao Minuto

13:10 - 27/01/23 por Lusa

Mundo Human Rights Watch

Zogo era diretor-geral da estação de rádio privada Amplitude FM, com sede em Yaoundé, e apresentador estrela de um programa diário, Embouteillage, no qual denunciava regularmente os negócios e a corrupção neste país da África Central, governado com punho de ferro durante mais de 40 anos pelo mesmo homem, Paul Biya, e pelo seu poderoso partido.

Conhecido como "Martinez", Arsène Salomon Mbani Zogo, 50 anos, foi raptado a 17 de janeiro por assaltantes desconhecidos nos subúrbios da capital, tendo sido foi encontrado morto cinco dias mais tarde.

Segundo o Governo, "o seu corpo tinha sido claramente abusado severamente".

"Martinez Zogo era um jornalista que assumiu grandes riscos para expor a verdade sobre a corrupção", disse Lewis Mudge, diretor da HRW para a África Central, numa declaração.

"O seu hediondo assassinato envia uma mensagem arrepiante a todos os outros jornalistas nos Camarões. As autoridades camaronesas deveriam conduzir uma investigação rápida e imparcial para que os assassinos de Zogo possam ser levados à justiça", afirmou a organização não-governamental (ONG).

Quando estava "no ar", este jornalista não hesitou em nomear personalidades importantes no mundo político e empresarial.

O Governo anunciou "investigações para encontrar e trazer à justiça os autores deste crime hediondo" e assegurou que "os Camarões são um Estado de direito onde as liberdades são garantidas, incluindo a liberdade de imprensa.

A 09 de março de 2022, Paul Chouta, repórter dos meios de comunicação social privados online Cameroon Web, um crítico do Governo, foi raptado por vários homens e violentamente agredido, antes de ser deixado a morrer numa berma da estrada.

Em agosto de 2019, o jornalista Samuel Wazizi, da propriedade privada Chillen Muzik e da TV (CMTV), morreu quando estava detido há dez meses, depois de ter sido preso em Buea, no oeste, onde cobria um conflito sangrento entre a polícia e grupos separatistas anglófonos armados, bem como casos de corrupção.

O Governo foi lento a admitir publicamente que ele tinha morrido na prisão, mas alegou que tinha sucumbido a uma infeção generalizada. A ONG internacional Repórteres Sem Fronteiras (RSF) disse ter visto fotografias de Wazizi com numerosas feridas em diferentes partes do corpo.

De acordo com o mais recente índice de liberdade de imprensa dos RSF, os Camarões ocupam o 118.º lugar no ranking dos 180 países.

Leia Também: Gabão. Opositores consideram visita de Macron apoio a presidente Ondimba

Recomendados para si

;
Campo obrigatório