Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Rússia está a violar "princípios fundamentais da proteção de crianças"

"Dar-lhes a nacionalidade [russa] ou dá-los para adoção vai contra os princípios fundamentais da proteção de crianças em situações de guerra", explicou o líder da ACNUR, Filippo Grandi.

Rússia está a violar "princípios fundamentais da proteção de crianças"
Notícias ao Minuto

10:50 - 27/01/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O líder da agência das Nações Unidas para os refugiados (ACNUR), Filippo Grandi, adiantou esta sexta-feira, que a Rússia está a violar os "princípios fundamentais da proteção de crianças" em plena guerra, ao fornecer a estes jovens ucranianos passaportes russos e, posteriormente, aos colocá-los para adoção.

Em entrevista à Reuters, Filippo Grandi explicou, na sequência de uma visita à Ucrânia, que o presidente Volodymyr Zelensky tinha pedido à agência citada para "fazer mais" para ajudar as crianças que se encontram em regiões ocupadas pela Rússia.

"Dar-lhes a nacionalidade [russa] ou dá-los para adoção vai contra os princípios fundamentais da proteção de crianças em situações de guerra", explicou o líder da ACNUR, que acrescentou: "Isto é algo que está a acontecer na Rússia e que não deve acontecer".

Apesar dessa confirmação, o chefe máximo da agência da ONU revelou que não foi ainda possível oferecer uma estimativa acerca do número de crianças a quem tinham sido concedidos passaportes ou que tinham sido colocados para adoção, pelo facto do seu acesso a tais contabilizações russas ser altamente limitado. 

"Estamos sempre à procura de acesso, e o acesso tem sido bastante raro, esporádico e não desimpedido, se é que me entendem", explicou a mesma fonte, em declarações à Reuters.

As declarações de Filippo Grandi surgem depois de o chefe de Estado ucraniano ter-lhe pedido, no contexto de uma reunião na quarta-feira, a criação de mecanismos para "defender e devolver" crianças e adultos deportados para a Rússia, bem como para punir os responsáveis por tais casos.

Recorde-se que a Rússia tem vindo a alegar que tais acusações de raptos de crianças ucranianas por parte do país invasor são falsas. "Rejeitamos categoricamente as acusações infundadas de que as autoridades russas estão a raptar crianças", tinha já dito, em julho, o diplomata russo nas Nações Unidas Dmitry Polyansky, segundo reportou a agência TASS.

A guerra na Ucrânia, que teve início a 24 de fevereiro, tirou já a vida a mais de sete mil civis, com outros 11 mil a terem ficado feridos, segundo os cálculos da Organização das Nações Unidas (ONU).

Leia Também: Zelensky: "Memória eterna para todas as vítimas do Holocausto"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório