Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Partido que lidera governo tailandês candidata vice-primeiro-ministro

O partido que lidera a coligação governamental tailandesa anunciou hoje que vai nomear o vice-primeiro-ministro, Prawit Wongsuwan, candidato nas próximas eleições parlamentares para desafiar o seu antigo aliado, o primeiro-ministro, Prayut Chan-O-Cha.

Partido que lidera governo tailandês candidata vice-primeiro-ministro
Notícias ao Minuto

08:03 - 27/01/23 por Lusa

Mundo Tailândia

"Nomeamos unanimemente Prawit Wongsuwan como único candidato do nosso partido", disse Paibul Nititawan, o n.º 2 do Palang Pracharath (PPRP), numa conferência de imprensa.

A constituição de 2017 permite que cada partido nomeie até três nomes para o cargo de primeiro-ministro.

Espera-se uma eleição nacional para renovar a Câmara Baixa na primavera, embora ainda não tenha sido anunciada qualquer data.

O antigo general Prawit, 77 anos, foi primeiro-ministro interino de agosto a setembro de 2022, quando Prayut foi temporariamente suspenso pelo Tribunal Constitucional.

Os dois homens, unidos pelas carreiras militares, são amigos de longa data.

Prayut Chan-O-Cha, de 68 anos, que chegou ao poder num golpe em 2014 e foi eleito primeiro-ministro em 2019, anunciou que seria candidato à reeleição sob a bandeira do recém-formado Ruam Thai Srang Chart.

A sua popularidade, manchada pela difícil recuperação da economia tailandesa após a pandemia de covid-19, está a alimentar as esperanças dos opositores, a começar pelo Pheu Thai, o principal partido da oposição.

Pheu Thai deverá nomear como candidata Paetongtarn Shinawatra, de 36 anos, filha do ex-primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, derrubado pelo exército em 2006.

Paetongtarn Shinawatra, que vive no exílio no Dubai para escapar a uma condenação por corrupção, continua a animar a vida política tailandesa.

Mesmo que Pheu Thai ganhasse a maioria dos 500 lugares na Câmara Baixa, a constituição do reino dá uma vantagem aos candidatos apoiados pelos militares, uma vez que os 250 senadores nomeados pelo Governo também votam a favor do primeiro-ministro - um ponto contestado pela oposição.

Leia Também: Onze mortos em acidente rodoviário na Tailândia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório