Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Padres considerados culpados de conspirar contra Estado da Nicarágua

Quatro padres católicos nicaraguenses foram considerados culpados na quinta-feira de conspiração para minar a integridade nacional e espalhar falsas notícias em detrimento do Estado e da sociedade nicaraguense, anunciou a Unidade de Defesa Jurídica.

Padres considerados culpados de conspirar contra Estado da Nicarágua
Notícias ao Minuto

07:14 - 27/01/23 por Lusa

Mundo Nicarágua

Os quatro foram considerados culpados, juntamente com dois seminaristas e um operador de câmara da diocese de Matagalpa, após quatro dias de sessões num julgamento, disse a Unidade de Defesa Jurídica, composta por advogados que defendem os religiosos.

O Ministério Público da Nicarágua pediu dez anos de prisão e uma multa de 800 dias.

A juíza agendou a audiência da sentença para 03 de fevereiro.

O grupo foi detido pela polícia na madrugada de 19 de agosto no palácio do bispo da diocese de Matagalpa, depois de aí terem estado refugiados durante 15 dias. Desde então estão detidos numa prisão policial, à exceção do bispo que se encontra em prisão domiciliária.

O Centro Nicaraguense dos Direitos Humanos criticou a condenação dos religiosos e responsabilizou o Presidente, Daniel Ortega, e a mulher, a vice-Presidente, Rosario Murillo, pela decisão.

Segundo a organização, que descreveu o julgamento de quatro dias como "tortura judicial", tanto a sentença como o pedido de sentença "foram ditados por El Carmen" - onde o casal presidencial vive - "com o objetivo de semear o terror e demonstrar quem detém o poder" na Nicarágua.

Leia Também: EUA consideram que Cuba, Venezuela e Nicarágua "não devem" estar na OEA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório