Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Democratas pedem penalizações a publicidade de armas para crianças

Um grupo de senadores democratas pediu hoje à Comissão Federal do Comércio dos Estados Unidos (FTC) que penalize a publicidade e outras ações de marketing para a venda de armas destinadas a crianças.

Democratas pedem penalizações a publicidade de armas para crianças
Notícias ao Minuto

23:23 - 26/01/23 por Lusa

Mundo EUA

A JR-15, produzida a partir de um modelo de arma de combate utilizado em vários tiroteios mortais, é "absolutamente repugnante", referiu o líder democrata do Senado, Chuck Schumer.

Schumer apontou para a existência de uma empresa em Chicago que está a comercializar a JR-15 e a realizar uma campanha publicitária dirigida a menores.

"A última coisa que devemos fazer é reduzir o tamanho destas armas de guerra e comercializá-las para crianças", vincou, instando FTC a abrir uma investigação.

Esta arma, que pesa apenas um quilo, dispara munição real, podendo ser utilizada com pentes de 1, 5 ou 10 cartuchos de calibre 22 longo e foi comercializada pela primeira vez em janeiro, por 389 dólares (cerca de 357 euros).

A empresa que comercializa esta arma, a WEE1 Tactical, descreve-a como "um pedaço da liberdade americana" destinada "a amadores de pequena estatura".

No seu 'site', a arma é apresentada com uma criança loira, que olha através da mira na neve.

"Perante a epidemia de violência armada entre jovens e os tiroteios", uma arma como esta "simplesmente não deveria existir", insistiu Chuck Schumer.

O líder democrata no Senado deu como exemplo o caso de uma criança de 6 anos que disparou e feriu a sua professora no início de janeiro, numa escola na Virgínia.

Os tiroteios são um flagelo recorrente nos Estados Unidos, onde o direito de possuir armas é garantido pela Constituição.

Na quinta-feira, o Presidente Joe Biden instou novamente os legisladores a proibir as armas de assalto com urgência, embora as tentativas de regulamentar a sua venda sejam normalmente bloqueadas no Congresso dos EUA, onde os lobbies das armas exercem forte influência.

Leia Também: EUA. Escola terá sido avisada 3 vezes sobre aluno que baleou professora

Recomendados para si

;
Campo obrigatório